Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 23/01/2012 | 13h50

Pneus serão etiquetados na Europa

Produtos deverão ter selo de eficência a partir de 1º de novembro

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A partir de novembro deste ano os países da União Europeia deverão utilizar um selo de eficiência nos pneus que serão vendidos ao consumidor e que deverão mostrar o grau de desempenho do produto em três quesitos: resistência ao rolamento ou eficiência de combustível, aderência em piso molhado e ruído exterior de rolamento. O selo visa a padronização de informações ao cliente e a promoção das baixas emissões e aumento da segurança nas estradas por meio da escolha de pneus de bom desempenho.

Todos os pneus produzidos após 1º de julho de 2012 deverão ter um valor para cada item do selo, que deverão estar disponíveis ao consumidor nos pneus após 1º de novembro, embora as fabricantes possam introduzir a etiqueta voluntariamente antes desta data. Caberá a cada país do bloco definir e executar individualmente suas penas a serem impostas em caso de infrações.

A etiqueta de eficiência do pneu que será utilizada na União Europeia segue o padrão semelhante aos selos utilizados em diversos produtos, como eletrodomésticos.

A escala vai de A a G para as medições de resistência ao rolamento e aderência em piso molhado, sendo que A representa o melhor desempenho. Para a medição de ruído há uma classificação em decibéis a partir de três barras que podem ser negritadas, sendo que três barras representam a melhor condição. Pelas normas da União Europeia, pneus para automóveis devem atingir o nível mínimo de ruído que corresponde a uma escala que vai de 72 dB a 76 dB, dependendo da largura do pneu.



Tags: Pneus, selo, eficiência, União Europeia, etiqueta.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência