Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 17/01/2012 | 18h04

Vendas de veículos crescem 3,9% na 1ª metade de janeiro

Foram emplacadas 126,3 mil unidades no período

Giovanna Riato, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Informações atualizadas no dia 18/1, às 10h34

Giovanna Riato, AB

Ao contrário do publicado anteriormente por Automotive Business, as vendas de veículos avançaram 3,9% na primeira quinzena de janeiro sobre o mesmo intervalo de 2011, para 126,3 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O volume representa ainda queda de 24,3% sobre o total comercializado na metade inicial de dezembro do ano passado. Houve redução de 27,4% na média diária de emplacamentos sobre o mês anterior, para 11,4 mil unidades/dia.

PESADOS

Dados do Registro Nacional de Veículos (Renavam) divulgados pela Fenabrave, a associação dos concessionários, indicam que a maior baixa aconteceu no segmento de pesados, que caiu 25,1% na comparação mensal e 7,2% no anual, para 7 mil unidades. Além de janeiro ser uma mês tradicionalmente menos aquecido, o setor sofre ainda a antecipação de compras ocorrida até dezembro, motivada pelo início da etapa P7 da legislação de emissões do Proconve, adotada desde o dia 1º para todos os veículos vendidos no País equipados com motores diesel, que ficaram de 8% a 15% mais caros.

As vendas de caminhões desaceleraram 23,7% sobre as primeiras duas semanas de dezembro e 5,2% em relação ao mesmo intervalo de 2011, para 5,8 mil licenciamentos. O mercado de ônibus teve arrefecimento ainda maior, de 31,6% na base mensal e 16,6% na anual, para 1,1 mil chassis.

LEVES

Com 119,3 mil unidades, o emplacamento de leves sofreu retração de 24,2% na comparação com a primeira metade de dezembro, mas avançou 4,6% em relação a igual período do ano passado. Foram comercializados 92,3 mil automóveis e 27 mil comerciais leves.

Já a venda de motocicletas desacelerou 21,9% sobre o início de dezembro e avançou 5% sobre idêntico período de 2011, para 73,5 mil unidades.



Tags: venda, veículos, emplacamento, Fenabrave, automóvel, caminhão, ônibus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência