Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 16/01/2012 | 17h43

Volkswagen do Paraná faz 13 anos

Unidade produziu cerca de 1,8 milhão de carros

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais (PR) comemora 13 anos nesta quarta-feira, 18. Desde a inauguração, em 1999, a unidade produziu mais de 1,8 milhão de veículos. A planta responde por 21% da produção brasileira da VW, ocupa um terreno de 1,3 milhão de metros quadrados e tem área construída de 303 mil m².

Segundo a montadora, os fornecedores da unidade no Parque Industrial de Curitiba (PIC) são 15 ao todo. A fábrica paranaense gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. Começou produzindo o VW Golf e o Audi A3, que utilizavam a mesma plataforma. O A3 deixou de ser montado no Brasil em 2006, mas o Golf permanece em linha no Paraná e de lá saem também Fox, CrossFox e, desde 2011, parte da linha SpaceFox.

A unidade emprega solda a laser na linha de montagem e tintas à base de água na seção de pintura. Segundo a Volkswagen, como forma de aprimorar a mão de obra, as equipes da fábrica passaram por mais de 300 mil horas de treinamento em dois anos.

A fábrica vem enfrentando várias greves nos últimos anos. Em 2011, uma paralisação motivada pelo aumento na Participação pelos Resultados (PPR), iniciada em 5 de maio, terminou só em 10 de junho. Estima-se que 22 mil carros deixaram de ser produzidos. Eles gerariam um caixa de cerca de R$ 750 milhões à montadora.



Tags: VW, Volkswagen, São José dos Pinhais, Golf, Audi A3, Fox, SpaceFox, CrossFox.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência