Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 12/01/2012 | 19h40

Produção de autopeças no Brasil deve subir 4,2% em 2012

Venda de zero-km e investimentos nas fábricas embalam segmento

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Estudo realizado pela Tendências Consultoria Integrada (veja aqui) indica que a produção de autopeças deve registrar alta 4,2% em 2012, maior que o crescimento de 1,8% registrado em 2010. A projeção toma por base:

- a estimativa de alta de 3,7% na produção nacional de veículos até o fim do ano; a expectativa de taxa de câmbio nominal ligeiramente mais depreciada que em 2011 (5,5%);
- o impulso que o setor de autopeças deve receber por causa de políticas específicas do setor automotivo, como adequação a normas ambientais e benefícios tributários para composição nacional;
- os projetos de investimento recentes, cujos resultados devem surtir efeito este ano.

Segundo o levantamento da Tendências, os anúncios recentes dos maiores fabricantes de autopeças se aproximaram dos R$ 6,4 bilhões, o que deve resultar em crescimento adicional da produção nos próximos anos, apesar da concorrência com os itens importados. Esses investimentos estão ligados à ampliação da capacidade e modernização das linhas. De acordo com o estudo, isso permitirá que a produção nacional volte a ganhar espaço nos próximos anos, à medida que os investimentos entrem em maturação.

IMPORTAÇÕES CRESCERÃO 5%

A Tendências espera uma alta de 5% na importação de componentes automotivos. Em 2012 ainda não deve ocorrer uma redução significativa na participação das importações sobre a demanda interna. Segundo a consultoria, apesar do aumento das alíquotas médias de importação, as compras do exterior não têm sido fortemente afetadas, como mostram os números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).



Tags: Tendências Consultoria Integrada, autopeças, investimentos, produção, importação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência