Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 09/01/2012 | 17h47

Honeywell comemora 50 anos do turbo Garrett

Oldsmobile Jetfire F-85 foi o primeiro a usar

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Em 2012, a Honeywell comemora 50 anos de aplicação de turbinas Garrett em automóveis fabricados em série. O fato simbolizará as atividades da empresa durante todo o ano. Em abril de 1962, o Oldsmobile F-85 Jetfire, equipado com um motor 3.5 V8, recebeu um turbo Garrett T3. Poucos meses depois, a GM lançou o Chevrolet Corvair, com motor 2.3 de seis cilindros, igualmente turboalimentado com um Garrett.

O lançamento desses dois automóveis deu início a um processo de desenvolvimento e criação de outros turbos, adotados por fabricantes de automóveis, veículos comerciais e máquinas agrícolas. A Honeywell se instalou no Brasil em 1976 para atender a um processo de mudança da motorização da gasolina para o diesel em caminhões, ônibus e máquinas agrícolas brasileiros. O motivo era a crise do petróleo, que teve início naquela década. “Nesse período de 36 anos, a filial brasileira forneceu mais de 4 milhões de turbos para as fábricas de motores e também para o mercado de reposição”, recorda o diretor-geral da empresa, José Rubens Vicari.



Tags: Honeywell, turbo, Garret, José Rubens Vicari.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência