Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Meio Ambiente | 03/01/2012 | 15h56

Volvo e Michelin realizam estudo sobre consumo e emissões

Calibragem correta dos pneus e alinhamento podem resultar em economia de até 15%

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Uma pesquisa recente realizada pela Volvo Trucks em parceria com a Michelin mostra que medidas rápidas e simples podem ter um impacto significativo nas emissões sem a necessidade de desembolso maior ou novas formas de trabalho: verificar e corrigir os pneus e as rodas do veículo. O estudo revela que utilizar o tipo de pneu correto para aquele modelo de caminhão, calibrar os pneus na pressão certa e alinhar as rodas pode resultar na redução do consumo de combustível, e portanto, de emissões, em até 15%. Em termos financeiros, isso representaria uma economia de € 8 mil por veículo e por ano, estimou o estudo.

“Sabemos que o alinhamento das rodas, tipo de pneu e pressão dos pneus têm um grande impacto no consumo de combustível, no entanto, há uma falta de consciência no setor dos transportes sobre a importância de verificar pneus e alinhamento de rodas tanto do caminhão quanto do reboque”, ressalta Arne-Helge Andreassen, gerente de negócios de pós-venda da VolVo Trucks para a área de pneus e alinhamento de rodas.

A pesquisa realizada na Suécia teve duração de duas semanas e testou caminhões por 1 mil quilômetros com diferentes combinações de pneus, pressão aplicada aos pneus e alinhamento das rodas comparados com um veículo com diferentes rodas e alinhamento. Os veículos em teste foram equipados com medidores de combustível e instrumentos especiais que monitoravam a velocidade exata, o desgaste dos pneus, pressão dos pneus e resistência ao rolamento.

A análise dos resultados revela que além da diferença de até 15% no consumo do combustível dependendo de como as rodas estão alinhadas e equipadas, a escolha do pneu adequado para aquele tipo de veículo pode reduzir em até 11% o consumo, a inflação correta dos pneus traz redução de 1% e alinhamento da roda adequada pode trazer economia de 2,5%.

Jacques de Giancomoni, gerente técnico da Michelin, explica que um terço do consumo de combustível resulta da resistência dos pneus enquanto está em curso sua utilização. "Ter os pneus certos é de suma importância, mas a verificação da pressão dos pneus - que também tem um efeito significativo no consumo de combustível - também é importante."



Tags: Volvo, Michelin, emissões, calibragem, pressão, pneus, CO2.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência