Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Automóveis e Comerciais Leves | 03/01/2012 | 08h58

Gol bate liderança do Fusca em vendas no Brasil

Em 2011 carro completou um milhão de unidades exportadas

Automotive Business

Redação AB, com informações da Volkswagen

Enquanto a Fiat se vangloria de liderar as vendas de veículos no Brasil, a Volkswagen comemora mais um ano em que o Gol esteve à frente do ranking de emplacamentos e somou 5.828.000 unidades comercializadas no País, com a produção de mais de 6 milhões de unidades. Ao completar 25 consecutivos nessa posição de destaque, o Gol supera a conquista obtida pelo Fusca, segundo veículo da marca produzido em São Bernardo do Campo, SP, depois a Kombi, e líder de mercado por 24 anos seguidos.

"O Gol faz parte da vida de milhares de brasileiros. Sempre foi guiado pela qualidade, pela inovação e pela proximidade com seus consumidores, o que proporcionou ao carro o título de preferido pelos brasileiros", afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

Em 2011 o Gol também chegou à marca de 1 milhão de unidades exportadas, reforçando a posição de veículo fabricado no País mais vendido no exterior. O veículo já foi comercializado em 66 países e os principais mercados externos do modelo, atualmente, são o México e a Argentina.

J.D. Power

Estudo da J.D. Power no Brasil apontou que o Novo Gol é o automóvel com maior índice de satisfação do consumidor entre os modelos classificados como subcompactos, obtendo 731 pontos em uma escala de até 1.000 pontos. Em 2º lugar, na mesma categoria, o modelo melhor avaliado foi o Gol G4, com 728 pontos. Com 790 pontos, o CrossFox foi o melhor colocado entre os compactos e o Voyage, com 762 pontos, ficou em terceiro lugar.

Entre os aspectos considerados na pesquisa, concluída em maio de 2011, estão: custo da propriedade (manutenção, reparabilidade, consumo de combustível e seguro), apelo do veículo (desempenho, design, conforto e equipamentos), experiência com os serviços prestados pelas concessionárias, qualidade e confiabilidade.

Trajetória

A Volkswagen lembra que o Gol inaugurou, em 2003, o motor bicombustível no Brasil, com o TotalFlex. Foi também o primeiro automóvel a ter injeção eletrônica no País (GTI, em 1989) e a usar motor 1.0 de 16 válvulas. A primeira versão tinha motor 1.3 refrigerado a ar.

Primeiro veículo da Volkswagen do Brasil concebido para dar origem a uma família de modelos, além de ser vendido também como furgão, ganhou a companhia do sedã Voyage, em 1981, que viria a ser exportado para os Estados Unidos com o nome de Fox. A Parati, versão station, e a picape Saveiro, chegaram em 1982.

1994 - Geração II - o "Bolinha"
Primeira grande transformação do Gol, ocorreu em 1994. O design arredondado originou o apelido de "Bolinha".

1999 - Geração III
Trouxe evolução na qualidade do acabamento e incorporou o motor 1.6 Total Flex, tornando-se o primeiro carro bicombustível do Brasil, em março de 2003.

2005 - Gol G4
Com linhas mais limpas e arredondadas, foi lançado em 2005. Uma nova traseira unia elementos circulares das lanternas e um novo aerofólio integrado à tampa do porta-malas.

2008 – Gol G5
Introduziu uma nova plataforma, com motor posicionado transversalmente.



Tags: Gol, Fusca, Kombi, Voyage, Bolinha, Volkswagen, Thoma Schmall, J.D. Power.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência