Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 30/12/2011 | 23h47

Etanol sem competitividade em todo o País

Nos 25 estados e Distrito Federal a gasolina segue mais vantajosa

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Eduardo Magossi, Agência Estado

Os preços do etanol nos postos de combustíveis não estão competitivos em relação à gasolina em nenhum Estado brasileiro. Em Goiás, é indiferente utilizar etanol ou gasolina no tanque, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) referentes à semana terminada em 30 de dezembro de 2011, compilados pelo AE-Taxas. No total, em 25 estados e no Distrito Federal, a gasolina segue mais competitiva.

O preço médio da gasolina no Estado de São Paulo está em R$ 2,670 por litro, o que torna o etanol hidratado competitivo na região até R$ 1,869. Na média da ANP, o preço do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,928 por litro, 3,15% acima do ponto de equilíbrio entre gasolina e etanol. Na semana, os preços do etanol subiram 0,41% nos postos no Estado de São Paulo, acumulando uma alta de 0,36% no período de um mês.

A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os estados e no Distrito Federal. Quando a relação aponta um valor entre 70,00% e 70,50%, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque de combustível.

Segundo o levantamento, em São Paulo, o preço do etanol está em 72,21% do preço da gasolina (até 70% o etanol é competitivo).



Tags: Etanol, gasolina, combustíveis, ANP.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência