Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 22/12/2011 | 13h55

Paccar/DAF começa obras em 9 de janeiro

Fábrica de caminhões em Ponta Grossa fica pronta em 2013

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Foto: desenho da planta da Paccar/DAF em Ponta Grossa (PR).

Redação AB

No próximo dia 9 de janeiro a Paccar dá início oficial às obras de sua fábrica de caminhões DAF em Ponta Grossa (PR), que recebe investimento de US$ 200 milhões e começa a operar entre maio e junho de 2013, com capacidade de 10 mil veículos/ano. O primeiro modelo a ser produzido será o extrapesado XF e, alguns meses depois, os médios e semipesados da linha CF. Em uma segunda etapa do projeto, para além de 2015, entram em produção os leves da família LF e a capacidade da planta pode ser puxada para 15 mil/ano.

A cerimônia oficial do início das obras da nona fábrica de caminhões da Paccar no mundo – e a primeira da DAF fora da Holanda – trará a Ponta Grossa os principais executivos da companhia, incluindo o presidente Mark Pigott, o vice-presidente executivo Bob Christensen e o presidente da recém constituída DAF Caminhões do Brasil, Marco Antonio Dávila. Entre as diversas autoridades públicas que já confirmaram presença, estão o governador do Paraná, Beto Richa, e Pedro Wosgrau Filho, prefeito de Ponta Grossa.

A Paccar já estudava fazer uma fábrica no Brasil há pelo menos dois anos, conforme adiantou Automotive Business (leia aqui). No início deste ano, a empresa iniciou negociações com governos estaduais para a instalação da unidade, até se decidir pelo Paraná em agosto passado (leia aqui). O principal incentivo tributário oferecido pelo Estado para trair a fabricante de caminhões foi a concessão de oito anos de diferimento para 90% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Significa que, durante esse período, a montadora pagará somente 10% do ICMS devido sobre os veículos produzidos em Ponta Grossa.

Fornecedores

O evento de 9 de janeiro também reunirá alguns dos principais fornecedores da DAF no País, que vêm sendo desenvolvidos pela empresa ao longo do último ano. “Teremos índices de nacionalização suficientes tanto para atender às normas de financiamento do Finame/BNDES, de 60%, como para as novas regras do IPI, de 65%”, assegurou Marco Antonio Davila, presidente da operação no Brasil. Em outubro, o executivo havia informado os principais fornecedores (leia aqui) já definidos da nova fábrica: ZF (transmissões), Meritor (eixos tratores), Suspensys (eixos de arrasto e direcionais), Automotiva Usiminas (cabine), Maxion e Metalsa (chassis).



Tags: Paccar, DAF, Ponta Grossa, Paraná, investimento, caminhões.

Comentários

  • luiz carloslehmkuhl

    gostaia de entrar em contato com a empresa,poderiam dar o telefone deles

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência