Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 19/12/2011 | 21h30

Nissan: 10 carros novos em 5 anos

Chefe de design visita o Brasil e fala dos planos da marca

Pedro Kutney, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Foto: Shiro Nakamura (esq.), chefe de design da Nissan, e Alfonso Albaisa, vice-presidente da Nissan Design America, observam maquete criada por aluno do IED SP.

Pedro Kutney, AB

Shiro Nakamura, vice-presidente sênior e chefe de design e criação das Nissan Motor Company, avalia que a imagem da marca japonesa no Brasil parece mais conservadora do que realmente é. “Isso acontece porque a gama ainda é restrita. Mas isso deve mudar. Vamos introduzir aqui dez novos modelos nos próximos cinco anos, a cada dois anos você verá novos produtos e muitos deles são modernos e inovadores”, disse o executivo a Automotive Business. “Nós chegamos mais tarde ao mercado brasileiro, mas queremos uma presença bem maior, o que significa que não podemos ser conservadores.”

Nakamura revelou que os centros de design da Nissan no mundo estão trabalhando fortemente para criar uma identidade visual para os carros da marca. “Você está certo quando diz que não vê uma unidade nos diversos veículos produzidos pela Nissan. Mas tenho uma verdadeira fixação por esse tema e vamos mudar, queremos ser diferentes. Espero mostrar isso a você já na próxima vez que nos encontrarmos”, disse o executivo, dando a entender que daqui por diante deverá vir mais vezes ao Brasil, no momento que as vendas da marca crescem e está a caminho a fábrica de Resende (RJ), prevista para entrar em operação em 2014. Embora ainda não tenha nenhum plano de instalar no Brasil um centro de design da Nissan, Nakamura veio ao País pela primeira vez para conhecer mais o estilo brasileiro de projetar veículos. Na segunda-feira, 19, ele avaliou o trabalho de oito jovens designers automotivos, recém-saídos do programa de pós-graduação “Transportation Design” do Instituto di Design Europeo de São Paulo (IED SP). Eles foram desafiados a desenhar carros da marca japonesa, em diversos segmentos, para 2025. “É minha primeira vez aqui e fiquei realmente impressionado. Vi bem mais do que esperava. A qualidade dos trabalhos tem nível mundial”, resumiu o executivo.

Nakamura dirige os cinco centros de design da Nissan no mundo (dois no Japão e os outros três na Inglaterra, China e Estados Unidos) e disse que “considera seriamente” levar alguns dos designers que viu aqui para trabalhar com ele. “Eles podem ser nossos futuros designers em algum de nossos escritórios no mundo”, afirmou.

“Muitos fabricantes têm escritórios de design no Brasil há mais de 30 anos. Já sabia disso, mas hoje eu pude confirmar como os esses jovens brasileiros são conectados com o design automotivo, com grande paixão pelo que desenham”, avaliou.

Assista abaixo a entrevista exclusiva de Shiro Nakamura, à AB webTV:



Tags: Nissan, Shiro Nakamura, design.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência