Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Política e Legislação | 16/12/2011 | 11h21

Entra em vigor a alta do IPI para importados

Maioria dos repasses será parcial e não ocorrerá de imediato

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Entra em vigor nesta sexta-feira, 16, o aumento de 30 pontos porcentuais para as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros importados. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, o repasse total às tabelas das montadoras poderia significar reajustes de 26% a 28%, mas a maioria dos importadores deve manter seus preços pelo menos até janeiro. Depois disso, a tendência é que aumentem os valores entre 10% e 15%, o que implicará redução nas margens de lucro.

Carros produzidos no Brasil, com índice de nacionalização acima de 65%, e os modelos feitos no Mercosul e no México ficam de fora do decreto. Ao determinar a medida, que em tese deve vigorar até o fim de 2012, o governo alegou necessidade de proteger a indústria local. Ainda de acordo com a reportagem do Estadão, vários importadores anteciparam compras com a alíquota atual, que vai de 7% a 25%. A Chery, empresa chinesa que terá fábrica em Jacareí, SP, conseguiu dois embarques com cerca de 3 mil automóveis, suficientes para mais de um mês de vendas.

Segundo o presidente da Chery no Brasil, Luis Cury, novos embarques estão suspensos por conta de negociações com a matriz a fim de evitar aumentos mais significativos em razão do novo IPI. Um dos argumentos utilizados nessas negociações é que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) promete flexibilizar as regras para empresas que estejam investindo na produção local (a montagem local da Chery tem início previsto para 2013).

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo



Tags: IPI, Jacareí, Chery, importadores, Mercosul, México, MDIC.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência