Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 15/12/2011 | 17h16

Expectativa do Consumidor permanece estável em dezembro

Índice da CNI está acima da média história

Agência Brasil

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Brasil

A confiança do consumidor permaneceu estável entre os dias 2 e 5 deste mês, na comparação com a pesquisa anterior, feita entre os dias 17 e 21 de novembro, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que divulgou na quinta-feira, 15, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec). Em dezembro, o índice ficou em 113,4 pontos, igual ao de novembro. Segundo a entidade, o índice está acima da média histórica, mas 3,2% abaixo do de dezembro de 2010.

Compõem o Inec perspectivas sobre desemprego, compras de bens de maior valor, renda pessoal e inflação, além de uma avaliação da situação financeira e do endividamento no período pesquisado. Em novembro, a expectativa de desemprego entre os consumidores caiu de 126,9 pontos para 123,7 pontos.

No item renda pessoal, a expectativa passou de 114,9 pontos para 115,9 pontos e, no caso da inflação, de 102,1 pontos para 105,4 pontos. A situação financeira foi de 114,4 pontos para 114,7 pontos e a de compra de bens de maior valor, como móveis e eletrodomésticos, de 114,5 pontos para 114,9 pontos. Houve recuo de 107,4 pontos para 105,5 pontos na expectativa de endividamento. Para a CNI, o pessimismo dos brasileiros quanto ao desemprego e ao endividamento está comprometendo as compras de Natal.

Recentemente, o governo anunciou medidas para estimular o consumo e combater os efeitos da crise mundial na economia brasileira. Já foi anunciado desconto para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca e no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de operações de crédito. A pesquisa da CNI for realizada pelo Ibope entre os dias 2 e 5 deste mês.



Tags: CNI, consumidor, expectativa, confiança, Inec.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência