Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 15/12/2011 | 12h00

Bridgestone mostra pneu sem ar

Ausência de manutenção e reciclabilidade são as vantagens da tecnologia

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Bridgestone anunciou no Salão de Tóquio o desenvolvimento de um pneu conceitual que dispensa o uso de ar comprimido e pode ser uma alternativa viável e ecologicamente correta. A ideia não é nova. Na metade da década passada a Michelin já havia apresentado um pneu sem ar com a tecnologia Tweel (veja abaixo). Os protótipos eram semelhantes e adotavam o mesmo princípio, ou seja, aros internos feitos de material flexível.

A Bridgestone desenvolve a tecnologia com o objetivo de utilizá-la na prática. A inovação que permite dispensar as calibragens periódicas e afasta o aborrecimento com os furos está na estrutura flexível que se estende por todo o interior do pneu (foto ao lado) e suporta o peso do veículo.

Ela é feita de resinas termoplásticas reutilizáveis, que se tornam flexíveis quando aquecidas, podendo ser moldadas em formatos diversos por mais de uma vez. A borracha da banda de rodagem também é 100% reciclável.


No meio da década passada a Michelin já havia mostrado a tecnologia Tweel, semelhante à proposta da Bridgestone.



Tags: Bridgestone, pneu sem ar, Michelin, estrutura flexível, resinas termoplásticas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência