Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Política e Legislação | 14/12/2011 | 12h29

Ciência sem Fronteiras dará mais de 100 mil bolsas de estudo

Programa do MCTI e do MEC quer alavancar a inovação no Brasil

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Os ministros Aloizio Mercadante, da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e Fernando Haddad, da Educação (MEC), apresentaram o regulamento do Ciência sem Fronteiras (CsF) na terça-feira, 13. O programa vai estimular a formação tecnológica com a concessão de até 101 mil bolsas de estudo no exterior nos próximos quatros anos. Do total, 75 mil serão apoiadas pelo governo e 26 mil pela iniciativa privada.

O decreto de regulamentação do CsF cria um comitê para acompanhar os processos e parcerias com empresas privadas. Na solenidade, foram anunciados ainda os 1.500 selecionados no primeiro edital do programa. Os estudantes farão graduação em universidades norte-americanas na modalidade sanduíche, que alterna um período de estudo no Brasil e outro no exterior.

O governo destacou no evento que o programa é uma das apostas para impulsionar a inovação no País e garantir que o desenvolvimento tecnológico acompanhe o crescimento econômico. “Vamos precisar de homens e mulheres muito bem preparados, muito bem capacitados”, declarou a presidente Dilma Roussef. Para isso, foram definidas 20 áreas estratégicas em ciências básicas e engenharia.

O principal critério para a participação no programa será a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve ficar acima de 600 pontos. Medalhas em olimpíadas de ciência, Prêmio Jovem Cientista, bom desempenho acadêmico e conhecimento de idiomas também serão levados em conta. O CsF tem 250 universidades parceiras e já definiu vagas para os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França.



Tags: Ciência sem Fronteiras, bolsa de estudo, educação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência