Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Política e Legislação | 09/12/2011 | 22h00

Brasil e Argentina exigirão mais peças locais

Governos negociam regime bilateral com mais conteúdo regional

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado

Brasil e Argentina negociam um novo acordo comercial para o setor automotivo, segundo decisão anunciada na sexta-feira, 9, após reunião entre o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e a ministra da Indústria Argentina, Débora Giorgi, em Buenos Aires. Segundo nota divulgada pelo ministério argentino, “houve acordo para avançar em direção a um regime automotivo bilateral baseado em uma maior exigência de conteúdo regional de autopeças, que privilegie aumentar o valor agregado e o desenvolvimento de fornecedores nacionais com maior conteúdo tecnológico”.

A nota diz ainda que os dois países vão “avançar na integração produtiva em setores estratégicos como autopeças, gás e petróleo, indústria naval, aeronáutica e defesa”. O comunicado oficial destaca que esse processo é parte do Mecanismo de Integração Produtiva, o qual “deve envolver de maneira ativa as empresas multinacionais, para que estas desenvolvam fornecedores locais e o processo de desenvolvimento tecnológico na região”. Segundo o texto, o Brasil e a Argentina também “decidiram aumentar a participação regional no comércio, no curto prazo, e facilitar mecanismos binacionais de financiamento para fomentar o acesso aos mercados”.

De acordo com o texto distribuído pelo governo argentino, “a delegação brasileira se comprometeu a informar, no transcurso da próxima semana, sobre o modo pelo qual poderá instrumentar o acesso de fornecedores argentinos ao seu sistema de compras públicas”.

A delegação brasileira não distribuiu nota e também não falou com a imprensa sobre a reunião, que durou todo o dia na capital argentina. Além de Pimentel e Débora, participaram das negociações o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, e o secretário-executivo do Ministério da Indústria Argentina, Eduardo Bianchi, e os embaixadores Enio Cordeiro (Brasil) e Luis María Kreckler (Argentina).



Tags: Brasil, Argentina, Mercosul, autopeças, conteúdo regional, acordo automotivo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência