Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 09/12/2011 | 13h25

Mercado de bicicletas será 3,8% menor em 2011

Importações disparam; novo perfil de consumo permite rentabilidade 10% maior

Mário Curcio, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social




Eduardo Musa, vice-presidente da Abraciclo e do Simefre

Mário Curcio, AB

O consumo de bicicletas será menor este ano que em 2010. A estimativa é da Abraciclo, associação que reúne fabricantes de motos e bicicletas. A entidade acredita que até o fim do ano sejam comprados 5 milhões de bicicletas, queda de 3,8% na comparação com 2010, quando o mercado absorveu 5,2 milhões de unidades.

Outro fator que ainda preocupa a Abraciclo são as crescentes importações, que terminarão 2011 com cerca de 450 mil unidades, alta de 76% na comparação com 2010: “Elas se multiplicaram praticamente por dez em cinco anos”, recorda Eduardo Musa, vice-presidente da Abraciclo e do Simefre, sindicato que reúne fabricantes de materiais ferroviários e rodoviários. “Na comparação entre outubro deste ano e o mesmo mês de 2010 a alta foi de 120%”, diz Musa.

O executivo também destaca uma mudança significativa na rentabilidade do setor: “Estimamos um acréscimo de aproximadamente 10% em valor, o que reflete a venda de produtos de melhor qualidade. Vimos também mais um ano em que a produção migrou para os fabricantes formais”, diz Musa. Os produtos de baixo valor agregado vêm perdendo participação. Eles caíram de 57% em 2007 para atuais 42%.

Essa mudança de perfil vem ocorrendo, segundo a Abraciclo, por causa do cenário macroeconômico positivo, da visibilidade que a bicicleta vem ganhando como produto de consumo da moda e do enriquecimento do mercado: “Há alguns anos se comprava uma bicicleta de 18 marchas por R$ 99. Hoje esse produto começa em R$ 220.” A associação revela também que o uso da bicicleta como meio de transporte vem caindo por conta do êxodo rural, de sua troca por uma moto, carro ou coletivo.



Tags: Abraciclo, Simefre, Eduardo Musa, bicicleta.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência