Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 07/12/2011 | 21h10

Governo deve anunciar medidas para estocagem de etanol antes do Natal

Ação envolve financiamento e pré-contratação por distribuidoras

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado

O presidente da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), Marcos Jank, disse na quarta-feira, 7, que o governo deve publicar, antes do Natal, as medidas sobre o financiamento a estocagem e pré-contratação de etanol anidro pelas distribuidoras. Jank participou em Brasília (DF) da reunião da câmara de acompanhamento permanente da safra e dos mercados de etanol e gasolina, que reúne representantes do governo, produtores e distribuidoras.

Jank afirmou que o setor cumpriu o compromisso assumido com o governo de importação de etanol anidro para garantir a mistura do produto à gasolina e que agora aguarda a implantação das medidas complementares. Ele explicou que o financiamento para estocagem de anidro é importante, pois os estoques se devem ao fato de o governo ter reduzido unilateralmente a mistura à gasolina. O dirigente da Unica alertou que existe o risco de o anidro ser convertido em hidratado, caso os preços do combustível subam.

Em relação à pré-contratação do anidro, Jank disse que o setor está aguardando há muito tempo a medida provisória sobre o tema. Pelo mecanismo proposto pela Unica, na compra da gasolina do tipo A as distribuidoras devem comprovar a aquisição do volume de anidro correspondente ao que será utilizado na mistura.

Baixa produtividade dos canaviais

A principal preocupação do setor, segundo Jank, é o fato de os recursos para renovação dos canaviais não estarem chegando aos produtores. A renovação é fundamental para reverter a queda na produtividade, que na safra 2011/2012 foi a menor dos últimos 23 anos. O dirigente defende mudanças na linha de financiamento, com a possibilidade de a cana-de-açúcar servir como garantia nos empréstimos e também haver uma integração com as usinas nos contratos de crédito.

Jank acredita que a nomeação do engenheiro agrônomo Gerardo Fontelles para a direção do Departamento de Agroenergia do Ministério da Agricultura irá contribuir para que sejam adotadas as mudanças necessárias na linha de crédito para renovação dos canaviais. Ele lembra que a medida precisa ser aprovada logo, pois o plantio começa em janeiro. “As demais medidas (estocagem e pré-contratação do anidro) estão relacionadas ao abastecimento durante a entressafra, mas o que nos precisamos é produzir mais.”



Tags: Etanol, biocombustível, Unica, estocagem.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência