Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 06/12/2011 | 11h59

Desaceleração brasileira afeta indústria automobilística argentina

Mais de 60% da produção argentina é destinada às exportações, o Brasil absorve 80,8%

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Marina Guimarães, Agência Estado

A desaceleração do mercado brasileiro já começou a repercutir negativamente na Argentina. A produção em novembro sofreu um abrupto freio em seu ritmo de crescimento sobre igual mês de 2010, avançando somente 0,05%, para 75.564 unidades. As exportações recuaram 17,8% na mesma base de comparação, para 40.901 unidades, segundo a Associação de Fábricas de Automotores da Argentina (Adefa), equivalente à Anfavea brasileira. Em relação a outubro, porém, o mês foi levemente melhor, com um aumento de 3,2% na produção. As vendas, que incluem automóveis importados, aumentaram 8,3%, na comparação anualizada, indo para 76.060 unidades.

Mais de 60% da produção argentina é destinada às exportações, das quais o Brasil absorve 80,8%. Em nota distribuída à imprensa, o presidente da Adefa e CEO da Volkswagen, Victor Klima, reconheceu que "para a indústria argentina, com marcante matriz exportadora, será determinante enfrentar desafios que implicarão redobrar esforços para sustentar e incrementar a competitividade no marco da economia mundial". Apesar do freio, 2011 vai fechar com uma produção recorde próxima a 800.000 unidades, bem acima das 724.023 de 2010.

De janeiro a novembro deste ano, o país acumulou uma produção de 776.359 unidades, enquanto em igual período do ano passado o total chegou a 650.583 veículos, representando alta de 19,3%. Nos primeiros 11 meses deste ano, as exportações acumularam volume de 471.132, 15,5% acima do mesmo período de 2010.



Tags: Adefa, Argentina, Victor Klima, Anfavea.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência