Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Política e Legislação | 01/12/2011 | 12h25

Governo anuncia pacote para incentivar consumo

Medidas incluem redução da taxa de financiamentos

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Foto: Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, anunciam medidas de redução de tributos e impostos com o objetivo de estimular o consumo e acelerar o crescimento da economia brasileira. (Marcello Casal Jr/ABr)

Redação AB

O governo anunciou na quinta-feira, 1º, um pacote de medidas para estimular o consumo e incentivar empréstimos, que inclui a redução da alíquota do IOF, Imposto sobre Operações Financeiras, além do desconto do IPI para produtos da linha branca. As medidas foram publicadas em uma edição extra do Diário Oficial da União e passam a valer a partir desta data (leia a edição extra do DOU aqui).

A redução do IOF para pessoas físicas, que passa dos atuais 3% para 2,5% ao ano, atinge o CDC, crédito direto ao consumidor, o crédito consignado e os financiamentos de automóveis, além de cartões de crédito e todas as compras a prazo. Em abril, o governo havia aumentado a alíquota em 1,5 ponto porcentual, de 1,5% para 3%.

O pacote tem como objetivo estimular o empréstimo dos bancos e aumentar o consumo, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante coletiva de imprensa nesta manhã em Brasília, DF, para divulgar os detalhes do pacote. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, também participou da entrevista. As medidas ajudarão o país a enfrentar a crise mundial com estímulos à produção e ao emprego.

As informações são da Agência Brasil.



Tags: IPI, IOF, CDC, crédito, consumidor, Guido Mantega, Fernando Pimentel, MDIC, crise.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência