Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 29/11/2011 | 10h34

GM pode emprestar outro carro a donos de Volt nos Estados Unidos

Montadora quer acalmar usuários após relatos de incêndio originados na bateria

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio

A General Motors anunciou que poderá emprestar, gratuitamente, automóveis aos donos de Chevrolet Volt se estes estiverem preocupados com a possibilidade de incêndio repentino em seus veículos. Segundo a agência de notícias Associated Press, a montadora adotou essa medida após anúncio recente da Administração Nacional de Segurança nas Estradas dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês) de que o governo americano investiga incêndios relacionados à bateria de íons de lítio usada pelo Volt.

A entidade afirmou que o acumulador pegou fogo durante um teste de impacto. Outra bateria de um carro submetido a avaliação desse tipo soltou faíscas e fumaça. Em junho houve registro desse tipo em testes realizados no Estado de Wisconsin (leia adiante).

A GM afirma que os automóveis elétricos são seguros, mas que irá se comunicar com os donos de mais de 5 mil Volts vendidos na América do Norte desde dezembro do ano passado, a fim de tranquilizá-los. Sobre os carros a ser emprestados, a GM não fixou um limite de tempo para os consumidores utilizá-los.

A NHTSA relatou o incêndio em um Volt no estacionamento de um centro de testes da entidade em Wisconsin, três semanas depois de submetido a ensaio de impacto lateral. O fogo atingiu veículos próximos.

A GM estaria cooperando com a NHTSA e o engenheiro-chefe de veículos elétricos da montadora, Jim Federico, afirma que o Volt é “um carro seguro” e que não haveria risco maior de incêndio nesse automóvel do que em um modelo a gasolina.

Eletricidade e combustível

O Volt carrega em seu entre-eixos uma grande bateria de 1,8 metro em forma de T, com quase 200 quilos. Ela fornece energia a dois motores elétricos, sempre os responsáveis por movimentar o carro. Na dianteira do Volt há também um propulsor 1.4 a gasolina. Este funciona como motor estacionário e é acionado automaticamente quando se esgota a carga da bateria. Essa unidade a combustão fornece energia elétrica diretamente aos dois motores elétricos. Um tanque de 35,2 litros provê combustível ao motor a gasolina.



Tags: Chevrolet, Volt, NHTSA, bateria, íons de lítio, GM.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência