Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Distribuição | 24/11/2011 | 19h15

Reze: só concessionário é distribuidor

Presidente da Fenabrave manda recado sobre vendas diretas

Pedro Kutney, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Pedro Kutney, AB

“As montadoras precisam definir com clareza qual é o seu verdadeiro canal de distribuição de veículos. Nós (os concessionários) queremos e devemos ser reconhecidos como os genuínos distribuidores.” Assim Sérgio Reze (foto), presidente da associação dos concessionários, a Fenabrave, abriu oficialmente o congresso da entidade nesta quinta-feira, 24, no Expo Center Norte, em São Paulo. O dirigente não usou meias palavras em seu discurso de abertura do evento, mas não citou diretamente o alvo da sua assertiva: o grande crescimento das vendas diretas a locadoras, que já representam algo como 30% do mercado de veículos no Brasil e competem de forma desigual com as concessionárias, recebendo grandes descontos (mais de 30%) e vendendo veículos quase novos como seminovos.

Sobre esse “desvio” do canal oficial de distribuição de veículos no País, Reze disse: “Como parceiros efetivos (fabricantes e concessionários), devemos ser sinceros e até duros para apontar desvios, porque se um de nós morrermos o outro definha”, afirmou. “Assim como as montadoras, nós investimos e colocamos nosso capital em risco. É legítimo que o governo proteja a indústria automotiva nacional, mas também tem obrigação de proteger os 7 mil concessionários de veículos deste País, e não quem aproveita brechas legais do mercado”, atacou.

Depois de dizer que 2011 é um ano que “podemos chamar de brilhante” do ponto de vista das vendas, Reze ponderou que isso de nada adianta sem bons resultados: “Devemos lançar um olhar para além desse cenário favorável e olhar para dentro de nossas empresas, onde o caixa é o verdadeiro extrato do nosso sucesso ou fracasso”, lembrou.

Reze sugeriu que a maior união entre montadoras e rede é a única solução para acabar com o atual desequilíbrio do mercado nacional, em grande medida, segundo ele, causado pelo portfólio de produtos fabricados no País. “Até há poucos tempo os carros populares 1.0 representavam mais da metade do mercado. As montadoras então se prepararam para atender esse mercado. Mas ocorre que as vendas desses modelos caíram e nas concessionárias hoje representam algo como 38%. Com isso os fabricantes precisam desovar o grande volume de carros 1.0 que produzem, e aí mandam para as locadoras”, avaliou o dirigente em entrevista coletiva.

Para Reze, ainda vai levar algum tempo até que a atual situação mude. “Não podemos chegar à posição de quinto ou quarto maior mercado do mundo sem bons resultados para todos os parceiros desse negócio”, ressaltou.

Assista à entrevista exclusiva de Sérgio Reze, presidente do conselho da Fenabrave, para a Automotive Business webTV



Tags: Fenabrave, Congresso Fenabrave, concessionárias, Sérgio Reze, locadoras.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV