Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 21/11/2011 | 20h05

BMW investe em fibra de carbono

Empresa compra parte da SGL Carbon SE

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

O Grupo BMW garantiu participação de 15,16% na SGL Carbon SE, com o objetivo de assegurar o desenvolvimento e fornecimento de plástico reforçado com fibra de carbono (Carbon Fibre Reinforced Plastics - CFRP), material leve e de alta resistência que deve ganhar importância crescente na fabricação dos automóveis. O BMW Group e o SGL Group estão trabalhando juntos na formação de um empreendimento conjunto, segundo comunicado divulgado na segunda-feira, 21.

“A construção leve terá uma participação cada vez mais importante na indústria automobilística no futuro. O nosso interesse no SGL Group é um passo lógico que fortalecerá ainda mais a nossa cooperação de sucesso”, disse em nota Friedrich Eichiner, diretor financeiro do grupo. A empresa não divulgou os detalhes financeiros da transação, mas informou que não pretende ter assento no conselho de administração da SGL Carbon SE.

As duas empresas já operam outro empreendimento conjunto, nos Estados Unidos. O SGL Group tem 51% e o BMW Group 49% das ações da SGL Automotive Carbon Fibers, com uma fábrica de fibra de carbono em Moses Lake, no Estado de Washington. A nova instalação é parte da estratégia das duas empresas para automatizar a produção de CFRP ultraleve para uso em futuros veículos. A fibra de carbono produzida em Moses Lake é processada em instalações na Alemanha. Uma planta da SGL em Wackersdorf transforma a fibra em tecidos, que são utilizados pela BMW em Landshut na produção componentes leves para a carroceria do BMW i3 e i8, ambos montados na fábrica de Leipzig.

O i3 será o primeiro carro elétrico produzido em série pela BMW, com lançamento previsto para 2013. O modelo será seguido pelo esportivo i8.



Tags: BMW, SGL, SGL Carbon SE, fibra de carbono, CFRP, materiais.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência