Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos e híbridos | 14/11/2011 | 09h45

EUA investigam risco de fogo em carros elétricos

Volt pegou fogo em estacionamento após crash test

Automotive News

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB, com informações de Automotive News

Autoridades norte-americanas avaliam a segurança de baterias de íon-lítio que equipam veículos elétricos depois de constatarem a ocorrência de fogo em um Chevrolet Volt. Todos os fabricantes locais, incluindo GM, Nissan e Ford, que comercializam ou têm planos para vender veículos do gênero, foram questionados sobre a segurança dos sistemas elétricos. A informação é da agência de notícias Automotive News.

O Volt pegou fogo no estacionamento de um centro de testes da National Highway Traffic Safety Administration, em Wisconsin, três semanas depois de submetido a crash test de impacto lateral. O fogo foi severo o suficiente para queimar outros veículos próximos.

“Quero deixar muito claro que o Volt é um carro seguro”, afirmou Jim Federico, engenheiro chefe de veículos elétricos da General Motors, a Automotive News, informando estar cooperando com a NHTSA. A entidade admitiu que, com base em dados disponíveis, não há risco maior de fogo em um Volt do que em um veículo tradicional a gasolina.

A investigação ocorre enquanto os fabricantes do Volt e do Leaf (Nissan) procuram expandir a oferta de seus veículos plug-ins. Os dois modelos são os primeiros elétricos do gênero produzidos em massa nos Estados Unidos, atendendo o apelo do presidente Barack Obama de colocar um milhão de veículos elétricos nas ruas até 2015.

As vendas do Volt e do Leaf tiveram início no fim de 2010. O Chevrolet registrou 5.003 unidades comercializadas em 2001, até o fim de outubro. O modelo da Nissan emplacou 8.048 exemplares.

O Toyota Prius, híbrido mais vendido no mundo, utiliza bateria de níquel, mas a versão plug in e o RAV4 elétrico devem adotar baterias de íon-lítio.



Tags: Volt, General Motors, Nissan, Leaf, veículos elétricos, baterias de íon-lítio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência