Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 09/11/2011 | 19h05

Continental prepara avanço local em powertrain

Centro tecnológico recebe R$ 23 milhões

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Maurício Muramoto, presidente do Grupo Continental; Alexandre Resende, gerente de engenharia de powertrain da Continental do Brasil; e Anderson Citron, diretor da Divisão Powertrain, da Continental do Brasil; e o prefeito de Salto, José Geraldo Garcia

Paulo Ricardo Braga, AB
De Salto, SP

A Continental não esperou vir à tona o programa de eficiência energética de motores veiculares, em gestação no governo, para lançar a pedra fundamental do seu Centro Tecnológico, em Salto, a 120 km de São Paulo, junto à unidade de Powertrain. Com aporte de R$ 23 milhões, a companhia deu início à construção das instalações, que deverão estar concluídas em meados de 2012 e abrigarão cerca de cinco centenas de profissionais. Seis deles já fazem estágio na matriz alemã.

"Nosso propósito é expandir a capacidade de realizar ensaios de emissões, homologar e calibrar motores do ciclo Otto ou Diesel", explicou Maurício Muramoto, presidente do grupo Continental no Brasil, cujo faturamento em 2010 somou 1 bilhão de euros, mobilizando 6.300 funcionários em trezes unidades. Globalmente, a receita da corporação foi de 26 bilhões de euros, obtida com um portfólio que se estende a sistemas de freios, sistemas e componentes para motores e chassis, instrumentação, infotainment, eletrônica, pneus e elastômetros.

O centro de desenvolvimento e aplicação, oitavo da organização e o primeiro do País, com 2.400 m2 construídos, estará sob o comando de Anderson Citron, diretor da Divisão Powertrain. Além de dinamômetros de chassis e motor, laboratório químico, reservatórios de combustíveis, haverá uma área para pré-condicionamento climático e câmaras para armazenar veículos leves sob temperaturas de menos 35 graus até 50 graus Celsius. "Estamos prontos para atender as montadoras locais e também importadores de veículos", observou.

Citron não explicita o faturamento esperado com a iniciativa, mas garante que já há negócios em carteira entabulados com fabricantes de veículos. Ele garante que o lançamento do centro não representa uma antecipação ao programa do governo na área de eficiência energética: "Já estamos trabalhando há algum tempo no projeto".

O executivo, no entanto, admite que o momento é bastante oportuno, uma vez que a maioria das montadoras possui planos para downsizing de motores, com utilização de injeção direta, turboalimentação, comando de válvulas variável e outras tecnologias, disponíveis aqui no Brasil, na divisão Powertrain, ou em unidades da Continental no exterior.

"Estou certo de que nosso centro tecnológico abreviará o período de desenvolvimento de soluções em powertrain e trará uma economia significativa a nossos parceiros comerciais", avalia Muramoto, lembrando que a instalação local estará ligada em rede com outros centros globais da Continental, obtendo respostas em tempo real.

Sistema flex

O presidente da Continental assegura que a companhia tem disponíveis praticamente todas as ferramentas para desenvolvimento de motores localmente e não esconde que trabalha para oferecer uma solução de partida a frio para sistemas flex, como alternativa para os projetos da Bosch, Magneti Marelli e Delphi.



Tags: Continental, powertrain, motores, dinamômetros, sistemas flex, Maurício Muramoto.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência