Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 07/11/2011 | 19h40

Anfavea espera retração de 5% na venda de máquinas agrícolas

Associação reduz projeções para o segmento

Giovanna Riato, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

O mercado de máquinas agrícolas deve desacelerar 5% em 2011, para 65 mil unidades. A expectativa é da Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, que reduziu a projeção para o segmento. A expectativa inicial era manter manter o mesmo ritmo do ano passado, com 68,5 mil unidades.


-Clique aqui para fazer download dos dados da Anfavea


A entidade acredita que a produção cairá na mesma proporção, de 5%, para 84 mil máquinas. A desaceleração prevista anteriormente era menor, de 3,9% para 85,2 mil veículos. A organização aponta que a queda foi motivada pelas restrições à entrada de máquinas brasileiras na Argentina no início deste ano e também pela saturação do programa Mais Alimentos, que oferece crédito de até R$ 130 mil em condições especiais para pequenos agricultores.

Apesar da retração nas vendas internas e na produção, a Anfavea espera um volume maior de exportações do segmento, com aceleração de 1% para 18,9 mil unidades. A expectativa anterior era de queda de 4,8% na comparação com o ano passado, para 17,8 mil máquinas.

Janeiro a outubro

Nos 10 meses de 2011 as vendas internas no atacado apresentaram retração de 5,8%, para 56,4 mil unidades. Em outubro foram comercializadas 6,3 mil máquinas, com avanço de 7,7% sobre setembro e de 9% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A produção do segmento alcançou 69,5 mil unidades no acumulado do ano, retração de 10% sobre 2010. Em outubro foram fabricadas 7,4 mil máquinas, crescimento de 7,6% em relação a setembro e queda de 8% sobre o mesmo período do ano anterior. Com 1,7 mil unidades no mês passado, as exportações evoluíram 3,3% no reajuste mensal e desaceleraram 19,2% no anual. Houve pequeno crescimento de 0,7% no acumulado, para 15,3 mil unidades.

Assista à entrevista exclusiva com Cledorvino Belini, presidente da Anfavea:



Tags: Anfavea, máquinas agrícolas, projeção, revisão.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também