Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 07/11/2011 | 15h13

Land Rover terá fábrica no Brasil, diz Pimentel

Segundo o ministro, empresa está 'com o projeto pronto'

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou que a Land Rover construirá uma fábrica no Brasil. "Eles estão com o projeto pronto", disse na segunda-feira, 7, a jornalistas, em Londres, onde participa de reunião anual do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto (Jetco, na sigla em inglês), formado para ampliar a cooperação entre o Brasil e o Reino Unido.

Sem dar mais detalhes, Pimentel disse que o local ainda não foi escolhido e está sendo negociado com os Estados. A Land Rover já montou um de seus modelos no Brasil, o jipe Defender, por meio da KarmannGhia, de 1997 a 2006. Atualmente, fora do Reino Unido, a empresa possui uma linha de CKD (carros desmontados) na Índia, onde está a Tata, seu grupo controlador.

O ministro contou que a Land Rover apresentou sugestões para o decreto a ser editado em dezembro, que flexibilizará as regras de conteúdo nacional para empresas que queiram fabricar carros no Brasil. Segundo ele, as montadoras terão benefícios para os importados mesmo durante o período de construção das fábricas. O decreto também deve ter critérios mais rígidos para a definição de conteúdo nacional.

Conforme Pimentel, a Land Rover será beneficiada pela nova regra, pois terá um prazo para a obtenção de 65% do conteúdo nacional, a ser estabelecido pelo decreto. Ele não quis adiantar nenhum ponto do decreto, nem as sugestões feitas pela montadora britânica.

O ministro lembrou que a BMW também irá construir uma fábrica no País. As duas empresas vendem de 3 mil a 4 mil veículos por mês no mercado nacional e já atingiram escala suficiente para montarem produção no Brasil.

No fim de outubro, na ocasião do lançamento do modelo Evoque para o mercado brasileiro, o diretor de operações da Land Rover no Brasil, John Peart, negou qualquer conversa com o governo sobre uma possível fábrica no país.



Tags: Land Rover, fábrica, Fernando Pimentel, MDIC, Ministério do Desenvolvimento, política industrial.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência