Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 24/10/2011 | 18h26

SKF inaugura nova fábrica no Brasil

Unidade produz rolamentos com sensor de ABS

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A SKF do Brasil inaugurou na segunda-feira, 24, sua segunda fábrica de rolamentos em seu parque industrial de Cajamar (SP). A nova linha de produção recebeu investimentos de R$ 13,5 milhões e é a primeira unidade na América do Sul a produzir rolamentos de roda de segunda geração para a indústria automotiva, o HBU-2, que integra sensor de ABS, antecipando a exigência da legislação brasileira que prevê adoção o uso do dispositivo antitravamento de freios em todos os carros fabricados no País a partir de 2014.

A capacidade inicial de produção é de 1,2 milhão de rolamentos por ano, mas deve chegar a 2,1 milhões até 2014, segundo projeta a SKF. O novo rolamento também elimina etapas de montagem nas linhas. “A geração anterior de rolamentos para rodas exigia a integração de 13 a 15 partes nas montadoras de veículos. O HBU-2 chega às linhas de produção totalmente montado, o que trará ganhos de produtividade a nossos clientes”, diz Donizete Santos, presidente da SKF do Brasil.

O HBU-2 é 20% mais leve do que os rolamentos atuais, tem menor atrito e gira de forma mais suave, o que reduz o consumo de combustível e, por consequência, a emissão de CO2. Outra vantagem é que o componente já vem com lubrificação e vedação. “É um produto para a vida toda do veículo”, explica Amadeo Comin, diretor industrial da SKF do Brasil. Os rolamentos HBU-2, desenvolvidos no centro de pesquisas da SKF na Holanda, irão substituir gradativamente os atuais componentes que equipam as rodas dos automóveis fabricados no País.

Os novos rolamentos já têm encomendas de montadoras, segundo a SKF. A princípio, deve equipar carros populares fabricados no Brasil. Para atender aos primeiros pedidos, o fornecedor já importou um lote da fábrica da Coreia, para testes e início da produção. “Já começamos a entregar para os clientes”, diz Santos.

A nova fábrica da SKF se integra ao parque industrial da empresa no País, que hoje tem capacidade de 35 milhões de rolamentos/ano e chega a 37,6 milhões coma nova unidade. Os canais de produção atuais são dedicados à fabricação de rolamentos cônicos, de primeira geração. “Estas linhas serão cada vez mais direcionadas para o atendimento de aplicações de câmbio e transmissão, tanto para o mercado doméstico como para os mercados da Argentina, EUA e Europa”, diz Santos.

A SKF do Brasil faturou R$ 800 milhões em 2010, o equivalente a 4,3% dos negócios globais da companhia sueca. No ano passado foram produzidos 32 milhões de rolamentos, 46% deles destinados à exportação. Os principais clientes são dos setores automotivo, papel e celulose, mineração, metalurgia, ferroviário e sucroalcooleiro. A fábrica de Cajamar tem 1.050 funcionários.



Tags: SKF, rolamentos, ABS.

Comentários

  • ernandes viana da silva

    parabens- ao ilustre presidente da skf brasil,que tenho adimiraçao. o sr-Donizete Santos,homem de fibra,inteligente,e amigo. aqui vai e continua a minha torcida por voce,e a todos que juntos formam este time imbativell,de otimos profissionais. UM ABRAÇO Ernandes Viana Da Silva ex-funcionario-Motorista Do-Sr ALRIK Fortaleza-Ceara

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência