Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 20/10/2011 | 14h16

Emplacamentos esfriam 2,6% na 1ª metade de outubro

Foram vendidos 200,5 mil veículos

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus desaceleraram 2,6% nos primeiros 15 dias de outubro sobre o mesmo período de 2010, para 200.546 unidades. O volume ficou estável na comparação com a primeira metade de setembro, com leve retração de 0,1%. Os dados são do Renavam e foram divulgados pela Fenabrave, federação dos distribuidores de veículos. A entidade prevê que este mês termine com 346,3 mil emplacamentos, o que representaria um avanço próximo de 11% sobre as 311,6 mil unidades comercializadas no mês anterior.

A média diária da quinzena apresentou crescimento na comparação com a registrada em setembro e ficou em torno de 16,7 mil veículos, alta de 12%. Influenciado pelas medidas macroprudenciais adotadas pelo governo, o ritmo de expansão das vendas converge para a previsão da Fenabrave para o mercado este ano, que deve avançar 6,2% sobre 2010, com 3,7 milhões de veículos.

Veículos leves
As vendas de automóveis e comerciais leves sofreram leve retração de 0,1% sobre os primeiros 15 dias de setembro, para 142,3 mil emplacamentos. A redução foi mais expressiva se a base de comparação for o mesmo período do ano passado, de 1,4%. O segmento de automóveis puxou a queda, com desaceleração de 0,5% no reajuste mensal e de 1,4% no anual. Já a venda de comerciais leves cresceu 1,3% sobre a primeira metade de setembro e 12,8% na comparação com o mesmo período de 2010.

Caminhões
Com 7,9 mil emplacamentos na primeira metade de outubro, a venda de caminhões registrou alta de 4,8% sobre os primeiros 15 dias do mês passado e de 18,4% na comparação com um ano atrás.

Ônibus

O mercado de ônibus evoluiu 3,7% na primeira metade de outubro na base mensal e 52,3% na base anual. Foram comercializadas 1,7 mil unidades no período.

Motos
Os emplacamentos de motos caíram 10,1% sobre a primeira quinzena de setembro. Na comparação com a primeira metade de outubro do ano passado o resultado foi positivo em 4,3%, com 82,3 mil unidades.

Implementos Rodoviários
O segmento de implementos rodoviários colocou o pé no freio e sofreu retração de 10% na quinzena no reajuste mensal, com 2,4 mil unidades. A desaceleração foi mais branda na base anual, de 2,1%.



Tags: venda, carro, mercado, emplacamento, veículo, Fenabrave, Renavam.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência