Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 07/10/2011 | 16h58

SAE define congresso de 2012 e faz homenagens

Alípio Ferreira, do Cenpes, comandará a 21ª edição

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Alípio Ferreira Pinto Jr., gerente geral de pesquisa e desenvolvimento em abastecimento e biocombustíveis do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), será o presidente do Congresso SAE Brasil 2012, agendado para 2 a 4 de outubro, com o tema “A engenharia da mobilidade em mercados competitivos: soluções por meio de inovações tecnológicas”. O anúncio foi feito dia 6 de outubro na cerimônia de encerramento da edição 2011 do evento, no Expo Center Norte, em São Paulo, que teve como líder Pedro Manuchakian, vice-presidente da GM América do Sul.

“Tivemos um congresso festivo este ano”, assinalou Vagner Galeote, presidente da entidade, no painel de encerramento, diante do auditório lotado que acabara de assistir ao Painel dos Presidentes, reunindo Richard Kleine, vice-presidente de qualidade e negócios da Cummins Inc. e presidente da SAE International; Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul; Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil & Mercosul, e Gábor Deák, presidente da Delphi para a América do Sul. Os quatro debateram temas relacionados a competitividade e o novo regime automotivo, em sessão coordenada por Automotive Business.

Segundo os organizadores, o congresso recebeu público recorde de 12.240 pessoas, interessadas na exposição (142 estande, de 83 empresas) e no extenso programa de painéis de debates e apresentações de trabalhos técnicos. A contagem não desconta o ingresso múltiplo de um mesmo visitante. Pesquisa entre os participantes apontou os estandes da Bosch, Delphi e Volkswagen como os principais destaques da mostra tecnológica. A.

Homenagem

No ano em que completou vinte anos de atividades no Brasil, a SAE aproveitou a tradicional cerimônia durante o banquete para homenagear personagens que contribuíram para a consolidação da entidade, os primeiros dirigentes e os profissionais que tiveram iniciativas de destaque na área da mobilidade (foto). Desta vez, vinte pessoas foram laureadas em nome de categorias ou grupos de profissionais:

1. Alberto Futuro – primeiro presidente da SAE Brasil (fundada em 1991), em nome de todos os presidentes da associação.
2. Carlos Buechler – esteve à frente do congresso de 1993 e representou os outros 19 presidentes da mesma iniciativa.
3. Fernando Herrera – conselheiro e diretor da entidade, representou os 26 membros que compõem hoje o Conselho Diretor da SAE Brasil.
4. Luc de Ferran – primeiro SAE Fellow, o mais alto grau de adesão concedido pela SAE International, representou cinco engenheiros no País que receberam até hoje o mesmo título.
5. Ozires Silva – representou todos os ganhadores do Prêmio SAE Brasil, título especial concedido a personalidades que contribuíram diretamente para o avanço da engenharia brasileira.
6. Flamínio Leme – representou grupo de engenheiros da área da mobilidade responsável pela fundação da entidade.
7. José Luiz Albertin – atual diretor de Conhecimento, representou os associados voluntários que atuam em ações na área de educação da entidade.
8. Ricardo Bock – professor da FEI, representou todos os voluntários que trabalham na implantação e organização do Projeto Baja.
9. Thiago Freitas – autor do melhor paper nacional apresentado no Congresso 2010, o engenheiro representou todos os autores de papers durante as 20 edições do congresso.
10. Fábio Nonato de Paula – vencedor do II Prêmio Jovem Engenheiro, o homenageado representou todos os candidatos ao prêmio, lançado em 2010.
11. Moacir Ricci – representou os voluntários que contribuiram para a organização dos congressos.
12. Luso Ventura – atual diretor de comissões técnicas, representou todos os responsáveis pela Revista Engenharia Automotiva & Aeroespacial.
13. Horácio Forjaz – diretor de marketing e comunicação, representou os membros responsáveis pelo Prêmio de Jornalismo.
14. Leandro Siqueira – diretor do Comitê Fórmula SAE Brasil, representou todos os voluntários que a cada ano trabalham na realização da competição.
15. André Schepop – representou os voluntários do Projeto AeroDesign, do qual é diretor técnico.
16. Fábio Braga – gerente de relações institucionais, recebeu a homenagem em nome de mais de 5 mil associados.
17. Erik Denzin – representou os estudantes de engenharia associados.
18. Mário Massagardi – homenageado em nome dos engenheiros que atuam nas dez seções regionais da entidade.
19. Aldaneire de Andrade, a mais antiga funcionária, representou os demais membros do staff da SAE Brasil.
20. Flávia Piovacari – diretora administrativo-financeira da entidade, a engenheira representou a presença feminina em todas as atividades internas e externas da associação.



Tags: SAE Brasil, congresso, engenharia, inovação, fellow, painel dos presidentes.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência