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Autopeças | 05/10/2011 | 00h00

Bosch vai de ebike e novas tecnologias à SAE

Confira o pacote de inovações da marca

Redação AB

Redação AB

Além de fazer algum alvoroço com suas ebikes na abertura do congresso da SAE Brasil, dia 4 de outubro, a Bosch leva ao encontro tecnologias automotivas voltadas para segurança, conforto e redução de consumo e emissões. As bicicletas elétricas não estarão à venda tão cedo, mas os demais componentes que estão chegando à indústria automobilística brasileira podem ser conferidos no estande da marca, como o ABS 9 em versão para motocicletas. Outro destaque é a recente geração do Programa Eletrônico de Estabilidade, o ESP 9, que em conjunto com outros sensores, como radar e vídeo, oferece novos sistemas de segurança e assistência ao motorista.

A empresa apresenta, também, sistemas bicombustíveis para motores Diesel (conceitos GNV+Diesel e Etanol+Diesel) e soluções para a redução de consumo e emissões para veículos de passeio, como o start stop e o common rail. O Flex Start elimina o reservatório da gasolina em veículos flex e proporciona partidas mais rápidas em dias frios; e os Steering Motors, atuadores desenvolvidos para utilização em sistemas de direção elétrica dos veículos, ajudam a tornar a pilotagem mais agradável e segura.

ABS 9 para Motos
Segundo o fabricante, a solução é cerca de 60% mais leve e tem a metade do tamanho da primeira versão, criada na década de 90. O tamanho e o custo reduzido devem permitir que, no futuro, o ABS possa ser instalado também em motos de pequena cilindrada.

ESP e ABS geração 9
Com a geração 9, a Bosch passa a oferecer o menor e mais leve ABS e ESP do mundo. Comparado com a geração anterior, o ABS pesa apenas 1.1 kg (redução de 15%) e o ESP apenas 1.6 kg (30% menos). Os produtos passam a ser montados no Brasil a partir do segundo semestre de 2012. A Bosch enfatiza que o Programa Eletrônico de Estabilidade representa o que há de mais moderno em tecnologia de segurança ativa.

Airbag
O item de segurança passiva será obrigatório, assim como o ABS, em todos os veículos de passeio no Brasil, a partir de 2014. A Bosch fornece a unidade eletrônica e os sensores de controle, responsável pelo acionamento do sistema. No congresso SAE é exibido o Airbag Light, uma versão menor e mais econômica desenvolvida e produzida pela Bosch na China para atender a demanda de mercados emergentes.

Driver Assistance
Os sistemas de Radares e Vídeo desempenham múltiplas funções. O Radar de Média Distância (MRR) e o Radar de Longa Distância (LRR) trazem funções inovadoras como o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). Já a Câmera de Múltiplas Funções (MPC) conta com tecnologia de vídeo de última geração, que reconhece as faixas de rolagem na pista e alerta o motorista quando o veículo muda de faixa de forma não intencional.

Start/Stop
Permite desligar o motor quando o carro para, com o câmbio em ponto morto, e religar ao por meio do acionamento da embreagem. Testes realizados pela Bosch, no centro da cidade de São Paulo, mostraram que o Start/Stop pode reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO2. No congresso há um simulador à disposição dos visitantes.

Módulo Pedal Acelerador
Com a nacionalização, a Bosch passa a oferecer o módulo de pedal do acelerador robusto e de alta durabilidade para motores a gasolina e também a diesel.

Bobinas de Ignição
Com produção local a partir deste ano, a bobina plástica 1x1 gera alta tensão para todas as velas de ignição.

GNV+Diesel
O sistema permite que motores Diesel operem também com Gás Natural Veicular (GNV) ou biometano. A tecnologia proporciona taxa média de 85% de substituição do diesel pelo gás natural, mantendo a mesma potência e o nível de consumo de combustível do motor Diesel. Há vantagem econômica e ambiental, uma vez que o GNV é geralmente mais barato que o diesel e a emissão de particulados pode ser reduzida em até 80% e a de CO2 em até 20%.

Etanol+Diesel
Sstema destinado à aplicação em motores Diesel com injeção eletrônica. Permite que veículos comerciais, tratores, colheitadeiras e máquinas usadas na construção civil operem apenas com diesel ou com a mistura diesel-etanol. Outro benefício está na redução do uso de combustíveis fósseis, já que o etanol é 100% renovável.

Common Rail
A Bosch apresenta as gerações mais modernas da tecnologia para sistemas de injeção diesel em carros de passeio.

Denoxtronic 2.2
Dosador aliado ao catalisador SCR (Redutor Catalítico Seletivo) para tratamento dos gases de escape e redução das emissões de óxido de nitrogênio em até 85% e em até 40% o nível de materiais particulados. Outro benefício é a redução de cerca de 5% do consumo de combustível.

Bombas auxiliares PAD
São componentes complementares para um gerenciamento térmico mais abrangente e eficaz. As bombas auxiliares permitem melhoria na eficiência do arrefecimento do motor e o aquecimento da cabine, mesmo com o veículo desligado, garantindo o conforto dos ocupantes em qualquer situação.

Flex Start
A partida a frio dispensa o uso do tanquinho de gasolina em veículos Flex Fuel. O sistema pode reduzir em até 40% a emissão de poluentes causada pelo funcionamento do veículo.

Steering Motors
São motores para sistemas de direção elétrica, controlados eletronicamente. Melhora as condições de segurança, já que possibilita a integração com outros sistemas eletronicamente controlados como ABS, ESP e Park Assistance.

Limpadores de para-brisa
A nova família utiliza motores de acionamento direto e permite que o braço e a palheta sejam montados diretamente sobre o eixo do motor, eliminando transmissões por manivelas e hastes.



Tags: Bosch, ebike, ABS 9, ESP 9, start stop, steering motors, congresso SAE Brasil.

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