Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Automóveis e Comerciais Leves | 30/09/2011 | 16h28

Brasil é o 5º no ranking global de vendas de veículos

País continua à frente da Alemanha enquanto EUA e China disputam 1ª posição

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

O ranking de vendas globais, divulgado pela Jato Dynamics, aponta que o Brasil foi o quinto maior mercado mundial de veículos entre janeiro e agosto deste ano, atrás de China, Estados Unidos, Japão e Alemanha. O País absorveu 2,23 milhões de veículos no acumulado do ano, com expansão de 7,6% sobre o mesmo período de 2010. Se consideradas apenas as vendas de agosto, no entanto, o mercado nacional supera o alemão e garante a quarta posição no ranking.

Entre os 10 maiores, o Japão foi o que apresentou a maior desaceleração de vendas, por conta do terremoto e do tsunami de março deste ano. Apesar da retração de 26,7% nos emplacamentos do ano, o país começa a se recuperar. “A história demonstra que a retomada do crescimento na região é somente uma questão de tempo”, analisa João Carlos Rodrigues, diretor-presidente da Jato Dynamics.

A Índia também chama a atenção pelo desempenho negativo. Apesar da expansão de 10,3% do mercado no acumulado do ano, para 1,87 milhão de veículos leves, em agosto houve queda de 5,5% nas vendas, com 213 mil licenciamentos. O país foi o único membro do Bric (bloco dos emergentes Brasil, Rússia, Índia e China) a desacelerar no período.



Marcas

A Toyota liderou as vendas globais em agosto apesar da retração de 3,4% na comparação anual, com 392,8 mil carros. No ranking anual a marca japonesa, que vendeu 3,18 milhões de unidades, perde para a Volkswagen, que emplacou 3,31 milhões de veículos e cresceu 16,7% sobre o ano passado.

Os dados evidenciam ainda a força da Chevrolet e da Ford nos Estados Unidos. “Houve crescimento de 10,5% no acumulado do ano no mercado norte-americano. Quando observamos as marcas, percebemos que Chevrolet e Ford respondem por uma grande fatia deste avanço”, destaca Rodrigues.



Tags: Jato Dynamics, venda, global, veículo, carro, ranking.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência