Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 30/09/2011 | 16h20

Bosch mostra tecnologia para bicicletas

Sistema elétrico Bosch oferece maior ou menor auxílio às pedaladas

Mário Curcio, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio, AB

De olho no potencial de mercado das bicicletas elétricas, cujas vendas somaram 30 milhões de unidades pelo mundo somente em 2010, a Bosch já vende no exterior o sistema eBike, que utiliza um motor para auxiliar o ciclista a percorrer distâncias maiores com menor esforço.

O eBike não substitui as pedaladas, apenas as auxilia, tornando o movimento mais leve. Seu funcionamento lembra o das assistências elétricas à direção. O sistema Bosch é composto por três itens(foto abaixo): uma unidade de acionamento (que inclui motor e sensores), uma bateria de íons de lítio e a interface de controle.

A novidade será apresentada no 20º Congresso SAE Brasil (4 a 6 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo, SP), mas ainda não há preço nem previsão de chegada ao Brasil. O motor da eBike tem 250 watts de potência, pesa 2,5 quilos e é instalado no quadro, não no cubo da roda dianteira ou traseira, como ocorre em outras bicicletas elétricas.



Com isso, o sistema permite baixar o centro de gravidade e melhorar a estabilidade ao pedalar. No motor estão os sensores, que calculam a maior ou menor intensidade de auxílio ao ciclista, conforme a força das pedaladas e a velocidade da eBike.

A interface de controle fica no guidão. Ela recebe os dados dos sensores anexos ao motor e informa ao ciclista, por um visor, dados como velocidade, condição de carga da bateria, distância a ser percorrida e condição da assistência elétrica aos pedais.

O ciclista pode optar por um auxílio elétrico maior ou menor a suas pedaladas. Segundo a Bosch, no modo mais econômico é possível percorrer até 145 quilômetros. A bateria leva duas hora e meia para a recarga completa.



Tags: eBike, Bosch, SAE Brasil, bateria, íons de lítio.

Comentários

  • Jose Carlos Cavalcante

    uma maravilha, quando esta a venda aqui no Brasil? poderei compra somente o Kit, e equipar qualquer bicicleta, me tire esta duvida

  • Camila Franco

    Jose Carlos, ainda não há previsão para chegada desta tecnologia ao Brasil.

  • Paulo José da Silva

    Olá Gostaria de saber quando este produto estará disponível no mercado, e se teremos apenas o "kit élétrico" a venda para que o consumidor monte em uma bicicleta de seu agrado. O b r i g a d o.

  • Wagner José de Moraes

    Por favor lancem no Brasill urgente.

  • Remy Nadir Roy

    Fantástico! Tive o prazer, em Maio deste ano, rodar cerca de duas horas nas montanhas de Grindelwald, na Suíça, com uma e-bike, com equipamento Bosch. Estou ansioso pela chegada desse equipamento ao Brasil.

  • Ademar Estevam do Carmo

    Éssa novidade tem tudo para revolucionar o mercado de bicicletas elétricas, a minha curiosidade é só com o valor que vai chegar ao consumidor.

  • Jose Carlos Cavalcante

    Quando estiver a venda no Brasil , me avisem

  • robinson j. carvalho

    Sou um jovem ciclista, conto hoje com meus 64 anos, e, pesquisando à respeito de motores auxiliares para bicicletas, me interessei por este, ( e-bike )vejo que supre minhas necessidades. Desejo saber quando será lancado no Bresil e, como adquiri-lo ?

  • Mário Curcio

    Robinson, no fim de 2013 o Contran soltou uma resolução que trata da regulamentação das bicicletas elétricas (leia http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/18649/bikes-eletricas-terao-motor-apenas-como-auxilio). No Brasil, elas poderão ter motor com até 350 watts, 100 W a mais do que este da Bosch. Acredita-se que até o fim do ano, fabricantes como Caloi e outras passarão a oferecer produtos parecidos. Atualmente, a Dafra e outras empresas já se enquadram à resolução do Contran, mas a maioria utiliza motor na roda e não acoplado ao movimento central como este. Pela resolução, as bikes elétricas não poderão ter acelerador e o motor só poderá ajudar o cilcista enquanto ele estiver pedalando.

  • alisson

    quando chegar no brasil? quanto vai custar o kit?

  • Jorge Rocha

    Espero que chegue logo ao Brasil...

  • Gerson Vicente de Andrade

    Este motor que a Bosch desenvolveu é uma mão na roda.Tomara que o valor não seja tão alto.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência