Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 28/09/2011 | 20h50

Raízen e Codexis criam joint venture para elevar produtividade do etanol

Acordo prevê a melhoria de levedura para produção

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado

A Raízen assinou na quarta-feira, 28, acordo com a empresa americana de biotecnologia Codexis para o desenvolvimento de novas tecnologias que aumentem a produtividade da cana-de-açúcar na produção de etanol de primeira geração. A Raízen, joint venture entre a Cosan e a Shell, produziu 2,3 bilhões de litros de etanol em 2010. Segundo o presidente da empresa, Vasco Dias, o Brasil precisa de investimentos em aumento de produtividade para atingir as metas de produção que se espera para os próximos anos.

O acordo prevê a melhoria de leveduras utilizadas na produção de etanol de cana. Atualmente a Codexis está analisando amostras colhidas na Usina Bonfim e os primeiros resultados são esperados dentro de cerca de seis meses, de acordo com a Raízen. A parceria também prevê que a Codexis irá deter os direitos de comercialização das leveduras desenvolvidas e a Raízen terá formas preferenciais de compra. A colaboração entre as duas empresas podem incluir ainda o desenvolvimento de outros produtos químicos a partir da cana.

A Raízen já tem outra joint venture com a Amyris, a Novvi, que está produzindo lubrificante renovável a partir de cana-de-açúcar, que deve chegar ao mercado em 2012.



Tags: Biocombustível, etanol, investimento, Raizen, Codexis, Shell, Cosan.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência