Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos e híbridos | 26/09/2011 | 19h05

PSA Peugeot Citroën apresenta o conceito VéLV

Veículo Elétrico Leve é opção urbana

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A PSA Peugeot Citroën apresentou o conceito VéLV (foto), sigla para Veículo Elétrico Leve. O projeto, focado na mobilidade urbana, foi desenvolvido pelo Grupo PSA em colaboração com um consórcio de empresas francesas e um laboratório de pesquisa. O protótipo foi apresentado em Paris, França, na segunda-feira, 26, durante o Fórum da Ademe, a agência ambiental francesa.

O VéLV é um triciclo elétrico capaz de levar até três pessoas, com potência de 20 kW e peso de 650 kg e diâmetro de esterçamento de apenas 7,20 m. A autonomia das baterias é de 100 km e a velocidade máxima chega a 110 km/h. O veículo indica, em tempo real, seu perímetro de ação e identifica os postos de recarga acessíveis com a energia disponível.

O objetivo do projeto, segundo a PSA, é limitar a quantidade de energia embarcada, propondo um veículo que proporciona prazer de dirigir com agilidade, graças ao motor elétrico e seu torque máximo imediatamente disponível, associado ao peso bastante reduzido. De acordo com cálculos dos engenheiros da fabricante francesa, o baixo consumo de 85 Wh/km do VéLV tem impacto ambiental equivalente ao deslocamento de uma pessoa viajando de trem.

O público alvo imaginado para o VéLV, diz a PSA, são empresas interessadas em diminuir o impacto ambiental de suas frotas, locadoras de veículos, pessoas que pretendem comprar um segundo carro e a inúmeros clientes particulares que desejam melhorar sua mobilidade na cidade.

Dentro do consórcio de empresas que desenvolveram o VéLV, a PSA Peugeot Citroën projetou a arquitetura do veículo; Leroy Somer, GKN e Valeo desenvolveram o sistema de tração elétrica completa de 20kW; a Valeo também criou o sistema de aquecimento projetado para pequenos veículos elétricos; a Johnson Controls Saft concebeu um conjunto de células Li-Ion com controle eletrônico que se integram ao veículo para fornecer os 8,5 kWh úteis e garantir os 100 km de autonomia; a Leoni dimensionou o feixe de sinal e de potência; a Michelin contribuiu com seu sistema de rodas motoras; e o IMS/LAPS, de Bordeaux, foi palco dos testes e simulações para compreender e aperfeiçoar o comportamento dinâmico do veículo de tamanho muito reduzido.



Tags: Veículo Elétrico, VeLV, PSA, Peugeot, Citroën, Valeo, Leroy Somer, GKN, Johnson Controls Saft, Michelin.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência