Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 13/09/2011 | 06h44

TAM: hora de recompor as margens nas tarifas

Empresa pretende criar a classe Premium Economy

Agência Estado

Agência Estado

O presidente da TAM, Líbano Barroso, disse à Agência Estado que a companhia assume nova estratégia no mercado, com o reajuste escalonado de tarifas, e avalia a criação da classe Premium Economy, intermediária entre a executiva e a econômica. De olho na classe média, ele afirmou que é hora de iniciar a recomposição de margens do setor, aumentando preços de forma gradativa, trazendo equilíbrio entre receita e ocupação dos voos.

O executivo espera um crescimento do mercado em 2012 da ordem de 10%, enquanto este ano o avanço será de 15% a 18%. Ao divulgar os resultados do segundo trimestre, a companhia indicou para o terceiro trimestre um aumento médio para o quilômetro voado de 5%, que deverá ser repetido nos três últimos meses do ano. No acumulado do ano, os preços do petróleo avançaram 20%.

Barroso explicou que a estratégia da TAM não é popularização no transporte aéreo, mas atender diferentes perfis de clientes. O consumidor da classe AB, por exemplo, fica mais sensível a preço nos fins de semana.

Profissionais em viagens de negócios são o principal público da TAM, que representa 75% das viagens da companhia e 70% para o mercado brasileiro. A tendência deve se manter pelos próximos dez anos, segundo o presidente da empresa, que deve oferecer acesso à internet em trinta voos, incluindo a ponte Rio-São Paulo.

Barroso disse ainda à Agência Estado que o plano principal agora é concluir a fusão com a chilena Lan para a criação da Latam. O processo pode estar concluído no primeiro trimestre de 2012. A companhia já concluiu a análise para a compra de 31% da Trip, que teria levado a conclusões satisfatórias.



Tags: TAM, Latam, Trip, tarifas aéreas, acesso à internet.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência