Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 31/08/2011 | 23h00

Paccar/DAF confirma fábrica em Ponta Grossa

Anuncio oficial será feito nesta quinta-feira

Luciana Duarte, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Luciana Duarte, para AB

Como antecipado no portal Automotive Business, a cidade de Ponta Grossa, no Paraná, foi escolhida pela Paccar para instalar sua primeira fábrica de caminhões no Brasil, que produzirá veículos da marca DAF. A montadora deve fazer o anúncio oficial nesta quinta-feira, 1º.

Após meses de negociação, a fabricante americana assinará o protocolo de intenções com os governos estadual e municipal no próximo dia 15 de setembro, data em que Ponta Grossa comemora seu aniversário de fundação.

Para convencer a Paccar a investir US$ 200 milhões no Paraná, começando ainda este ano, o governador Beto Richa concedeu incentivo de oito anos de diferimento para 90% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Significa que, durante esse período, a montadora pagará somente 10% do ICMS devido. Como este é o tributo que mais impacta o caixa das empresas, a Paccar terá um diferencial competitivo considerável, pois poderá dessa forma aumentar sua rentabilidade no País – ou reduzir preços.

O mexicano Marcos Antonio D’Avila é o executivo nomeado para representar a montadora e conduzir as operações da Paccar no Brasil. Engenheiros da empresa percorreram várias áreas do município paranaense. A preferência é por se estabelecer às margens da rodovia PR-151, próximo à unidade que será inaugurada da Batavo Cooperativa Agroindustrial.

No prazo de 2011 a 2013, a montadora investirá US$ 200 milhões para construir uma fábrica com 330 mil m². No local a Paccar produzirá, a partir de 2013, diferentes cavalos mecânicos da linha DAF LF, CF e XF. A fabricante não revela as faixas de potências dos veículos, mas informa que pretende conquistar, até 2020, cerca de 10% de participação do mercado brasileiro de caminhões.

O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa, João Luis Kovaleski, diz que a região está preparada para receber os investimentos. “Enquanto vários municípios sofrem com apagão de mão-de-obra, aqui não enfrentamos esse problema”, garante. Segundo Kovaleski, o município oferece boa infraestrutura em termos de energia elétrica, gás natural e tem fácil acesso aos portos do Paraná e de Santa Catarina.



Tags: Paccar, DAF, caminhões, fábrica, Paraná, Ponta Grossa.

Comentários

  • Juliano Wolski

    Boa noite caro leitor, É com muito prazer que comento esta matéria, é bom saber que uma empresa dessa magnitude estará se instalando aqui e nossa região. Sabendo região é potencialmente competitiva em todos os mercados, devido a nossa mão de obra qualificada e logística excelente. Seja bem vinda Paccar, ajude com o crescimento da nossa cidade e depois de nos conhecer, divulgue para todo o mundo o que é estar em nossa região. Att. Juliano Wolski.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência