Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Carreira | 31/08/2011 | 02h13

Conheça Luiz Veiga, um papa no design da Volkswagen

Ele começou ilustrando catálogos e acumula grande bagagem na criação de carros

Mário Curcio, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio, AB

Numa mesa de restaurante, em um ambiente pouco iluminado, um homem cata uma esferográfica, um grande guardanapo de linho e começa a desenhar. A mão direita faz os traços básicos, enquanto a esquerda se esforça em manter o tecido esticado. Em minutos surge o esquete de um Volkswagen CrossFox (logo abaixo). Terminado o trabalho, o autor se levanta da cadeira e o leva de presente a um dos garçons, que naquele momento nem cabe dentro de si de tanta alegria.

Isso mostra um pouco como é Luiz Alberto Veiga, designer com mãos inquietas, inclusive quando fala. Ele entrou na Volkswagen pela primeira vez na companhia há 37 anos. “Comecei na empresa como ilustrador técnico. Elaborava catálogos de montagem de peças (com vistas explodidas em perspectiva); depois atuei como layout man. Com isso ganhei conhecimento técnico sobre automóveis”, diz Veiga.

Como muita gente de sucesso na indústria, ele passou pelo ensino profissionalizante: “Estudei até o segundo ginasial (equivalente à sexta série do ensino fundamental); depois fugi da escola. Aí meu pai me fez entrar no Senai Ipiranga, onde estudei modelação técnica”, recorda.



O primeiro veículo com sua assinatura não foi um carro. “Foi a cabine do primeiro caminhão leve da Volkswagen, um modelo para seis toneladas.” Na área dos automóveis, Veiga chefiava o setor design durante a criação do “Gol bolinha”, o primeiro com carroceria arredondada, lançado em 1994, e que permanece em produção como modelo de entrada da marca.

“No período da Autolatina fiz o Logus e o Pointer (dois VW derivados do Ford Escort).” Após isso, em 2005, Veiga foi transferido para a VW alemã, onde atuou no estúdio da marca em Potsdam. “Do Gol Bolinha em diante, participei da criação de todos os projetos”, diz Veiga, referindo-se também ao Fox e ao novo Gol.

Sobre as ferramentas atuais para o design ele cita os pads onde se fazem os esquetes, o Photoshop e a modelagem em clay associada ao programa Alias: “Trabalhamos o modelo na mão, com fitas, depois jogamos novamente no programa (de computador); então voltamos a modelar... Esse processo entre o digital e o físico dura um ano até o congelamento da forma”, afirma o designer. Ele ressalta que o processo é acompanhado pela engenharia para que o projeto seja viável.

Automotive Business perguntou a Veiga se ele acredita que algumas marcas há menos tempo no País terão dificuldade para vender seus produtos aqui sem passar por modificações locais. Ele descarta essa hipótese: “Não acredito em design nacional, mas em design bom.” Sobre a mão de obra do setor, ele não se queixa da falta dela, mas sim da formação que recebe: “As escolas não desenvolvem o profissional. Avaliar só pelo portfólio é temerário.”

No início desta semana, Luiz Alberto Veiga participou da apresentação da Space Cross, versão com apelo fora de estrada da SpaceFox. A partir de traços ele mostrou a criação e o nascimento do carro numa pequena sequência de imagens muito simples e interessante (na sequência abaixo). Ele ressalta a forma fluida do carro, “semelhante a uma gota”. A Space Cross chega esta semana à rede. O preço é de R$ 57.990 na versão com câmbio manual e de R$ 60.690 com transmissão automatizada.



Tags: Luiz Alberto Veiga, Space Cross, Cross Fox, VW, Volkswagen, Senai, Gol Bolinha, Logus, Pointer.

Comentários

  • Danilo

    Parabens Veiga!! ,vc é um mestre nesta area grande abço Danilo

  • rafael carneiro monteiro

    Veiga, voce é o cara! Aqui seu colega de General Motors, Rafael o " carica" lembra. Eu era o carioca da equipe de ilustrações técnicas. A vida mudou muito voltei para o Rio, mas não me esqueço daquela epoca gostosa e criativa., nos sempre fomos apaixonados por carros. Me tornei ilustrador e Diretor de criação em agencias de publicidade. Hoje sou professor. Veiga parabens por seus projetos que venho acompanhando com orgulho de ver pessoa tão talentosa tornar seus sonhos em realidade. Quando tiver algum evento em sampa, me ligue que terei imenso prazer em rve-lo. Meu e-mail ; rbarlavento@gmail.com. cel: (021) 988561006. Rio, Grande abraço -Rafael

  • jardel marcelo

    Bom,pra começar gostaria de saber qual e o melhor caminho para eu desenvolver meu desenho, e como adquiri conhecimento nesta área, apesar que estou fazendo faculdade de designer, em volta redonda na foa(Fundação Oswaldo Aranha) gosto muito desta área obrigado .

  • vlamir

    Grandemestre do design brasileiro, tive o prazer de trabalhar 18 anos na Volkswagen do Brasil e de conhecê-lo. Mestre

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência