Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 25/08/2011 | 15h00

Agrale mostra chassis Proconve P7

Modelos receberam novo painel com display digital e computador de bordo

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Agrale já tem os novos chassis destinados a microônibus e ônibus médios para atender o Proconve P7, programa de controle de emissões veiculares que entrará em vigor em janeiro. Os modelos MA 8.7 e MA 15.0 são equipados, respectivamente, com motorizações Cummins ISF 3.8 e MWM International MaxxForce 4.8 e utilizam o sistema SCR, de redução catalítica seletiva com a injeção em catalisador do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo).

Pedro Soares, diretor técnico da Agrale, justifica que a tecnologia foi adotada em razão dos benefícios que proporciona na diminuição de emissões de óxidos de nitrogênio(NOx) e do consumo de combustível, permitindo que o frotista controle e gerencie melhor o funcionamento do veículo e a sua manutenção.

“Estamos trabalhando no desenvolvimento da nossa família completa de veículos, que envolve caminhões, chassis e utilitários, há mais de dois anos. Entre outras vantagens, o sistema SCR possibilita ao fabricante configurar e programar a combustão do motor para obter a máxima eficiência, com redução do material particulado e da fumaça”, explicou o executivo.

“Trabalhamos bastante na definição do melhor posicionamento dos novos componentes do sistema, na configuração do chassi e na distribuição de peso, visando ao melhor aproveitamento da carroceria nas aplicações”, salientou Soares.

O fabricante informa que houve ampliação da eletrônica embarcada, com painel digital e OBD, sistema de diagnóstico que permite registrar o nível de emissão de poluentes, diferentes ocorrências no powertrain e falhas, facilitando a manutenção. O computador de bordo evidencia o consumo instantâneo, médio e por 100 km, além de autonomia e nível de combustível no tanque. Há piloto automático com programação inteligente e econômica em viagens, e ainda a opção pelo sistema de rastreamento original de fábrica, que possibilita um melhor monitoramento da frota.

Chassi MA 8.7

Indicado para operações urbanas em linhas centrais e interurbanas ou intermunicipais de curta distância, o chassi MA 8.7 promete como principais diferenciais o menor custo operacional e de aquisição, melhor acessibilidade aos passageiros e a multifuncionalidade de opções de configuração. Com tamanho diferenciado e PBT de 8.700 kg, o modelo permite maior agilidade no trânsito que os ônibus convencionais.

Chassi MA 15.0

Segundo a Agrale, o chassi Agrale MA 15.0 permitem transportar maior número de passageiros, com mais conforto e segurança do que o micro-ônibus e também oferece maior agilidade no trânsito urbano que os ônibus convencionais. Indicado para aplicações urbanas ou intermunicipais de curtas e médias distâncias, é equipado com motor MWM de 4.8 l, de 190 cv a 2.200 rpm e torque de 720 Nm. O modelo tem PBT 15.000 kg, distância entre-eixos de 4.300 mm a 5.250 mm e caixa de transmissão Eaton de seis velocidades.

Foto: Arko Imagens



Tags: Agrale, Proconve P7, MA 8.7, MA 15.0, Cummins ISF 3.8, MWM International Maxxforce 4.8, SCR, On Board Diagnostic, OBD.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência