Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 25/08/2011 | 13h00

Sorriso apagado festeja 900 mil Honda feitos em Sumaré, SP

Unidade teve demissões e projetos adiados pelo terremoto japonês em 11 de março

Mário Curcio e Paulo Braga, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio e Paulo Braga, AB

Embora a Honda comemore 900 mil unidades produzidas no Brasil, há mais motivos para preocupação que alegria em Sumaré, São Paulo. A fábrica foi uma das unidades mais afetadas pelo terremoto de 11 de março deste ano. A escassez de peças vindas do Japão eliminou um dos três turnos de produção, causou a demissão de 385 funcionários e adiou a chegada do novo Civic de julho para dezembro.

Mais que isso, tornou incerta a vinda do Brio, um hatch menor que o Fit e capaz de competir com o Gol em preço. Automotive Business soube por fornecedores que a fabricante japonesa tirou o pé do projeto de montar o Brio aqui em curto prazo (o Brio utiliza a mesma plataforma de Fit e City, o que facilitaria sua produção local). Para azedar ainda mais o caldo, por conta de acordos na Argentina, a Honda já começou a montar por lá o City e a produção do carro pode ser canalizada totalmente para lá.

O carro que comemorou as 900 mil unidades Honda nacionais foi um Honda Civic, o mesmo modelo que inaugurou a linha de montagem em 1997. Nesses 14 anos a montadora investiu mais de R$ 1 bilhão no Brasil.



Tags: Honda, Sumaré, Brio, novo Civic, Fit, City.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência