Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Máquinas Agrícolas | 02/08/2011 | 14h44

John Deere aposta no Gator, o tratorzinho de mil utilidades

Para curtir ou trabalhar, ele só não vai à cidade

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Foto: Filipe Rad, da John Deere.

Paulo Ricardo Braga, AB

Cowboys e agricultores modernos, que já trocaram cavalos por motocicletas e quadriciclos em tarefas de rotina no campo, agora podem comprar o Gator, da John Deere, um misto de aventureiro e utilitário. Em 2010, trezentas unidades foram importadas para atender uma demanda crescente de veículos do gênero no mercado agrícola, substituindo picapes e tratores com carreta.

O veículo com tração integral é valente e, embora a ficha técnica especifique capacidade de vencer rampas de 25 graus de inclinação, pilotos atrevidos podem ir muito além para vencer obstáculos em áreas agrícolas e florestais, condomínios, construção, indústrias, campos de golfo e até em aplicações militares.

O Gator não pode ser licenciado e, portanto, não tem acesso a estradas e áreas urbanas. "O utilitário é muito versátil em qualquer terreno, oferece boa capacidade e consome menos de 1,8 litro de diesel por hora", afirma Felipe Rad, especialista de produto e mercado para utilitários da John Deere Brasil.

Lançado na Agrishow e recentemente atualizado nos Estados Unidos, onde foram produzidas mais de 500 mil unidades desde 1987, o Gator chega ao Brasil nos modelos TH 6x4 e XUV 855 D 4x4. O veículos é aberto, com área de carga, lugar para piloto e passageiro, protegidos por santo-antônio.

O TH 6x4 tem 2,74 m de comprimento, 1,52 m de largura e leva 544 kg na caixa de carga. Com motor Yanmar diesel de 854 cc, de três cilindros e 20,8 cavalos, transmissão CVT (contínua), a velocidade máxima é de 32 km/h. Já o XUV 855D 4x4, mais compacto, tem motor Yanmar de 24,6 cv e velocidade máxima de 51,5 km/h e 454 kg de capacidade de carga.

A Elektros adquiriu três Gators para teste em serviços manutenção nas linhas de distribuição de energia, em trechos de difícil acesso, onde não passam utilitários comuns para levar pessoas e carga. Em instalações da própria John Deere o veículo é usado para transporte de materiais. No Oeste do Paraná, a proprietária do sítio São Marcos, Rosa Maria, utiliza o Gator para transportar insumos e ferramentas e chegar à lavoura, tarefa nem sempre adequada para os tratores.

A John Deere não divulga o preço dos veículos, recomendando uma consulta aos pontos de venda. O portfólio, que nos Estados Unidos se estende a 17 modelos, passa a incluir aqui também um Gator para manutenção de gramados, como em campos de golfe, e o modelo DE 170 para uso residencial, com motor Briggs & Stratton de 22 cv e dois cilindros, a gasolina.



Tags: Gator, John Deere, máquinas agrícolas, tratores, utilitários.

Comentários

  • dilermando moreira de macedo

    qual o preço do xuv 855 dx44.71 88035349

  • diego borba

    e so tem um problema,a gente nao encontra pneu para trocar,falo isso porque tenho um.

  • Hilario A. Peloso

    Gostaria saber o preço do XUV 855D e se pode ser financiado no mais alimento ou pronaf muito obrigado.

  • CLAUDIA REGINA

    Qual estado do nordeste comercializa o Gator, John Deere?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência