Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 26/07/2011 | 21h51

Gerdau pede limite para capital estrangeiro

Empresário defende maio controle para frear valorização cambial

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado

O empresário Jorge Gerdau, que comanda a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade criada pelo governo, afirmou na terça-feira, 26, que o governo precisa definir limites para a entrada de capital estrangeiro no Brasil. Segundo ele, o assunto é complexo, mas precisa ser enfrentado para impedir que a valorização do real prejudique a indústria nacional, que perdeu competitividade nas exportações e enfrenta a concorrência das importações baratas.

“As políticas financeiras e econômicas têm de obedecer a uma discussão de vontade política de qual País queremos ser”, disse. “Se é só pela visão financeira, com fluxo de capitais, é melhor deixar como está. Mas, para uma visão estratégica de longo e médio prazo, eu diria que é preciso ter uma política de desenvolvimento industrial e tecnológico”, completou.

Gerdau lembrou que a balança comercial vem sendo sustentada pelo preço das commodities e destacou que está crescendo o déficit da balança em produtos industrializados. Segundo o empresário, o processo de desindustrialização já começou e a presidente Dilma Rousseff tem preocupação “total” com o tema.

“Nós todos enxergamos que este não é o País que queremos. Isso exige um esforço estratégico importante, tributário, de investimentos e aumento da poupança nacional”, disse. Gerdau acredita que o governo deve continuar utilizando o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como instrumento para evitar a entrada de capital especulativo no Brasil.



Tags: Gerdau, câmbio, capital estrangeiro.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência