Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 18/07/2011 | 16h05

Chery lança fábrica em Jacareí

Investimento de US$ 400 milhões e capacidade de 170 mil carros por ano

Pedro Kutney, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Pedro Kutney, AB

A estatal chinesa Chery realiza nesta terça-feira, 19, a cerimônia de assentamento da pedra fundamental de sua primeira fábrica completa fora da China, em Jacareí, cidade do Vale do Paraíba a 80 km de São Paulo. A construção da unidade, contudo, começa só em 2012 e a conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2013. A decisão de construir a planta foi anunciada no ano passado, com investimento de US$ 400 milhões para produzir, inicialmente, até 170 mil carros/ano.

Luís Curi, presidente da empresa, afirma que a decisão de instalar a fábrica no Brasil foi tomada há quatro anos, como estratégia de internacionalização da companhia chinesa. Atualmente a Chery é a maior exportadora de veículos da China e o Brasil este ano tornou-se seu maior cliente, superando a Rússia. No semestre passado as exportações da fabricante somaram 71.827 unidades, crescimento de 88% sobre o mesmo período do ano passado, e 18 mil foram embarcadas para o mercado brasileiro.

O presidente da Chery confirmou que os estudos feitos no Brasil são para fabricar em Jacareí os modelos compactos S18 (hatch, na foto) e A13 (hatch e sedã). A empresa estima que sua chegada em Jacareí deverá gerar 1,5 mil empregos durante as obras e 3 mil após o início da produção. Mas Curi adiantou que a linha brasileira terá ter alto grau de automação. A base de suprimentos já está instalada no País e é formada por atores globais.

“Vamos comprar componentes dos principais fornecedores mundiais, como Bosch, Visteon, Delphi, Magneti Marelli e Johnson Controls. O preço aqui não é muito maior do que 10% em relação à China”, revelou Curi em entrevista recente à Automotive Busines. “O custo de mão de obra também não é significativo, porque boa parte das linhas é robotizada”, completou.

Segundo o executivo, o nível de nacionalização da produção no Brasil irá crescer gradualmente. Curi informou recentemente que está negociando com o Sindipeças a realização de um “Chery Day”, em data ainda a ser definida, para atrair potenciais fornecedores para a fábrica de Jacareí.

O evento desta terça-feira contará com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota, além de outras autoridades e executivos da Chery.



Tags: Chery, Jacareí, investimento, fábrica, S18, A13.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência