Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 16/07/2011 | 12h32

Simpósio SAE avaliará impacto do PDC

Evento debaterá o pacote de competitividade do governo.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social



Redação AB

Enquanto Dilma Roussef orienta as equipes dos ministérios do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Fazenda para concluir o pacote de incentivo ao parque industrial, que poderá se chamar Programa de Desenvolvimento da Competitividade (PDC), a SAE Brasil finaliza os preparativos para o simpósio Tendências, que dia 22 de agosto, no hotel Sheraton WTC, em São Paulo, vai analisar as estratégias do governo para estimular a competitividade do setor. O evento é organizado por Automotive Business.

Como a presidente da República tem pressa em anunciar as medidas do programa de desenvolvimento da competitividade em gestação, o simpósio chegará na hora certa para analisar a repercussão do pacote e seu impacto na indústria automobilística. "O encontro acontecerá em momento bastante propício para a discussão de iniciativas no campo da inovação, tecnologia e competitividade, que interessam de perto à SAE e serão pilares do programa de estímulo ao parque industrial. Esperamos receber representantes de todos os segmentos da indústria automobilística para os debates", enfatiza Robson Galvão, diretor da SAE Brasil e um dos organizadores do simpósio.

O Simpósio Tendências, que será um dos marcos na comemoração dos vinte anos de existência da SAE Brasil, pode receber público recorde em função da justificada preocupação de empresas e executivos sobre os rumos da indústria automobilística local, ameaçada pela invasão de produtos estrangeiros. O programa trará como atração a presidente da General Motors do Brasil, Grace Lieblein, que fará uma de suas primeiras apresentações em público depois de tomar posse à frente da operação brasileira. Ela estará ao lado de Carlos Gomes, presidente da PSA Peugeot Citroën, para analisar os desafios atuais de montadoras e seus fornecedores.

Programa

Stephan Keese, diretor da Roland Berger, abrirá o programa do simpósio com uma apresentação sobre as novas tecnologias e plataformas que estão chegando ao Brasil, incluindo os novos veículos e motores. "Há muitas novidades à vista", disse o consultor a Automotive Business.

O painel 'Como Ganhar Força para Competir' reunirá Mauro Borges Lemos, presidente da ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que trabalhou diretamente na arquitetura do PDC, e Paulo Cardamone, managing director da IHS Automotive, responsável pela execução das pesquisas sobre competitividade encomendadas pelo MDIC. Caberá a Heloisa Menezes, Secretária do Desenvolvimento e Produção, do MDIC, consolidar as informações sobre o novo programa no encerramento do simpósio.

O Sindipeças enviará o presidente Paulo Butori e o conselheiro Flávio Del Soldato, diretor geral da Automotiva Usiminas, para avaliar a importância do novo pacote para a indústria automobilística e, em especial, para a cadeia de suprimentos. "A cadeia de autopeças necessita de atenção a curto prazo para voltar a ter capacidade de competir", disse Butori.

Haverá painéis dedicados, também, a logística e compras das montadoras, a veículos comerciais e à evolução dos projetos automotivos. O primeiro terá a presença de Edgard Pezzo, vice-presidente de compras da General Motors para a América do Sul, Mauricélio Faria, gerente geral de logística da Fiat Automóveis, e Roberto Bastian, diretor de logística e infraestrutura da Mercedes-Benz do Brasil. "Pretendemos avaliar riscos e oportunidades na cadeia de fornecimento e também os caminhos para evitar a contínua fragilização na área de infraestrutura", explicou Bastian.

O avanço dos veículos comerciais, diante da nova legislação de emissões Proconve P7, será palco dos debates reunindo Bernardo Fedalto, diretor de Caminhões da Volvo América do Sul, Gastão Rachou, diretor de engenharia e estratégia do produto da MAN Latin America, Oswaldo Jardim, diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul, e Roberto Leoncini, diretor geral da Scania Brasil.

Engenharia, tecnologia, capacitação profissional e projeto automotivo estarão em pauta no painel que reunirá Egon Feichter, vice-presidente de desenvolvimento do produto da Volkswagen do Brasil, Marco Liccardo, diretor de engenharia da Iveco Latin América, Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia da General Motors, e Walter Sladek, diretor de desenvolvimento de caminhões da Mercedes-Benz. Os debates serão coordenados por Reinaldo Muratori, diretor da SAE Brasil e diretor de engenharia da Mitsubishi Motors do Brasil.

O programa do evento, que deve receber ainda a confirmação de outros convidados, estará disponível nos portais de Automotive Business e da SAE Brasil. Informações pelo telefone 11 3287-2033, ramal 106.

Clique aqui para ver o programa do Simpósio Tendências na Indústria Automobilística.



Tags: PDC, SAE Brasil, MDIC, MCT, Grace Lieblein, General Motors, PSA Peugeot Citroën.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência