Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 14/07/2011 | 12h50

Meritor lança eixo 18X que reduz consumo em até 2%

Produto tem sensor que controla lubrificação

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Meritor lançou o eixo traseiro 18X, indicado especialmente para caminhões utilizados em operações de longo curso e alta velocidade, como no transporte de produtos agrícolas e alimentos. A nova configuração traz como principal benefício, segundo a Meritor, redução de consumo de combustível de até 2% em comparação com os eixos atuais com redução no cubo, dependendo das condições de uso.

A primeira linha de produção do 18X foi inaugurada em junho passado nas instalações da Meritor em Lindesberg, na Suécia. O eixo também deverá ser fabricado no Brasil. Sílvio Barros, diretor geral da empresa para a América do Sul, informou em comunicado que o núcleo de engenharia da fábrica de Osasco (SP) já trabalha no mesmo projeto, tendo em vista a nacionalização do produto para aplicações na região. “O 18X é uma solução moderna que já despertou interesse entre os fabricantes de caminhões pesados”, afirma o executivo.

Além de elevar a eficiência de veículos comerciais pesados, a Meritor assegura que o 18X oferece maior vida útil. Produzido com soldagem a laser, o novo eixo foi concebido para simples redução em caminhões pesados com motor de elevada potência e torque de até 3.200 Nm, aplicados ao transporte de até 60 toneladas em alta velocidade.

O equipamento é o segundo do gênero da Meritor a ser oferecido com o sistema de eixo inteligente Logix Drive, dotado de controle eletrônico que mede continuamente temperatura, velocidade e condições de frenagens e torque para determinar o volume de lubrificante adequado. A tecnologia foi lançada pela empresa em 2010 com o eixo17X, que traz redução de até 1% no consumo de combustível.

“Com o 18X o fabricante de caminhões pode especificar para determinadas aplicações um eixo com simples redução, sem redução no cubo, com ampla seleção de relações no diferencial, tornando possível otimizar a aplicação”, explica Alex Mortali, vice-presidente para os negócios de caminhões da Meritor na Europa.





Tags: Meritor, 18X, eixo traseiro, caminhão.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência