Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Insumos | 11/07/2011 | 16h00

Continental pesquisa a extração de borracha de dente-de-leão

Para empresa, planta pode ser alternativa à seringueira como fonte de matéria-prima.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Continental integra o consórcio de indústrias e institutos de pesquisas que estuda a possibilidade de extrair látex do dente-de-leão para produzir borracha. Segundo a companhia, o material produzido pela planta tem a mesma qualidade do extraído da seringueira. A descoberta foi feita por cientistas da universidade de Müster, na Alemanha.

A fabricante de pneus aposta no dente-de-leão como uma boa alternativa à seiva da seringueira, que tem procura maior do que a oferta, o que reflete nos custos de produção. A descoberta também é uma opção mais interessante do que produzir borracha sintética, feita a partir de uma fonte não-renovável, como o petróleo.

Os pesquisadores da universidade alemã estimam que o dente-de-leão tem potencial para suprir 10% da demanda do país europeu por borracha. Entre as características positivas da planta está o ciclo de crescimento de apenas um ano contra cinco a sete para o cultivo da borracha tradicional. Outro atrativo é a fácil extração, já que os cientistas descobriram a enzima responsável pela rápida coagulação do látex e, inibindo sua ação, foram capazes de fazer com que a seiva escorra livremente da planta.



Tags: Continental, matéria-prima, borracha, dente-de-leão, seringueira.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência