Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 06/07/2011 | 20h22

MAN vai testar novo biodiesel no Brasil

LS9 fornecerá combustível feito de cana e outras fontes

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Eduardo Magossi, Agência Estado

A MAN Latin America fechou parceria com a empresa norte-americana de biotecnologia LS9 para testar o UltraClean Diesel, um tipo de biodiesel produzido a partir da fermentação de açúcares contidos na biomassa. Segundo o presidente da MAN, Roberto Cortes, o combustível será testado primeiro em bancada, dentro da fábrica de Resende (RJ), durante o segundo semestre de 2011 e, a partir de 2012, serão feitos testes de campo, com o abastecimento de cinco caminhões e ônibus Volkswagen que vão circular na cidade de São Paulo durante 12 meses.

O período de testes contará também com investimentos da MAN em pesquisa e desenvolvimento para adequação do novo biocombustível aos veículos da montadora. O biocombustível para as experimentações será cedido pela LS9. Segundo Cortes, as avaliações serão feitas em etapas, com adição de 5%, 10% e 50% do biocombustível ao diesel mineral, e depois com 100% de biodiesel. "Vamos ver em que quantidade de mistura os motores funcionam de forma mais eficiente", disse ele. O executivo também ressaltou o menor custo obtido na produção do UltraClean, o que o torna competitivo no mercado.

O sucesso dos testes também será decisivo para a consolidação da presença da LS9 no Brasil. A empresa já criou uma subsidiária brasileira e procura parcerias, principalmente com usinas, para a produção de especiarias químicas a partir de derivados da cana-de-açúcar, como bagaço e caldo. Outras matérias-primas que podem ser utilizadas na produção são milho, sorgo sacarino e resíduos vegetais diversos.

Em passagem pelo Brasil no mês passado, o presidente da LS9, Ed Dineen, disse à Agência Estado que a empresa detém tecnologia para produção de biodiesel a partir do caldo de cana a preços bastante competitivos, por isso os esforços iniciais serão focados nessa fonte. Dineen afirmou também que até o fim do ano deverá ser anunciada a primeira parceria envolvendo a produção da LS9. "A cooperação com a MAN Latin America reforça nosso compromisso de produzir biocombustíveis com boa relação custo-benefício e alta qualidade, além de amplamente sustentáveis e renováveis para oferta a clientes globais", disse ele.



Tags: MAN Latin America, Roberto Cortes, LS9, biodiesel, cana, biocombustível.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência