Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing e Lançamentos | 05/07/2011 | 15h38

Ford já prepara nova cabine do Cargo para a Fórmula Truck

Modelo atualizado vai passar por testes de pista e deve estrear ainda este ano.

Mário Curcio, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio, AB

A Ford já desenvolve a cabine do novo Cargo para participar da Fórmula Truck, competição que ocorre no Brasil desde 1997. As novas feições do caminhão Ford devem estar nas pistas ainda este ano. “Tudo depende do pessoal do marketing”, afirma Djalma Fogaça, que chefia a equipe da fábrica e os pilotos Danilo Dirani e Cristina Rosito.

A próxima cabine do Cargo vem exigindo algum trabalho por ser mais pesada que a antiga. Como vantagem, teria melhor aerodinâmica. “Ainda será preciso testá-la na pista”, recorda Fogaça, que fala do desafio de preparar os “brutos” para competir: “Eles são bem mais pesados que um automóvel, mas chegam a 230 km/h na reta de Interlagos. Usamos até um radar na reta como forma de evitar acidentes”, recorda Fogaça. “A altura total do caminhão é reduzida em cerca de um metro. A carenagem fica a cinco centímetros do chão. Usamos pneus comuns lixados até ficar com três milímetros de sulco. Se estiver chovendo colocamos os pneus normais”, afirma o ex-piloto, que começou no kart aos 19 e hoje tem 48 anos.

A Ford não revela o investimento da fábrica na categoria, mas ressalta a importância de estar na competição por três aspectos: desenvolvimento técnico, retorno à imagem e relacionamento, pois os frotistas comparecem em grande quantidade aos autódromos (o hospitality center da Ford recebeu cerca de 500 pessoas neste fim de semana).

Sobre o apoio dado à equipe, Djalma Fogaça revela: “O conjunto de patrocinadores coloca entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões por ano.” Nas camisas da equipe é possível ver bordados alguns desses apoiadores, como Automotiva Usiminas, Consórcio Case Construction, Cummins, Eaton, MSAM, Sata, Schadek e Tecno Diesel.



Da esquerda para a direita: Danilo Dirani, Djalma Fogaça e Cristina Rosito, integrantes da equipe Ford da F-Truck (foto: Mário Curcio)



Tags: Ford, Cargo, Fórmula Truck, F-Truck, Danilo Dirani, Cristina Rosito, Djalma Fogaça, Automotiva Usiminas, Consórcio Case Construction, Cummins, Eaton, SAM, Sata, Schadek, Tecno Diesel.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência