Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 07/06/2011 | 20h46

Petrobras prevê produzir 5% mais gasolina este ano

Plano de investimento inclui reforço de mais quatro refinarias.

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


André Magnabosco, Agência Estado

A produção de gasolina da Petrobras em 2011 deverá ser 5% superior à do ano passado, em decorrência principalmente do menor número de paradas planejadas em refinarias, segundo o diretor de abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa. O executivo explica que a cada cinco anos cada unidade precisa realizar manutenção programada. “Temos 14 refinarias, então praticamente todos os anos precisamos parar uma”, disse.

Questionado se a Petrobras utilizaria gás natural como matéria-prima nas novas refinarias, assim como ocorrerá em relação ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), Costa descartou a possibilidade. O uso de gás natural nessas unidades deverá ser limitado ao fornecimento de combustíveis, prática já usual da companhia.

Novas refinarias

O plano de investimentos da Petrobras prevê a construção de quatro refinarias. As unidades Premium I (Maranhão), Premium II (Ceará) e Abreu e Lima (Pernambuco) serão instaladas no Nordeste. No Sudeste está prevista a construção do Comperj.

Segundo o cronograma da Petrobras, as unidades de Abreu e Lima e Comperj devem entrar em operação em 2013 – no caso do Comperj, apenas a primeira fase, com capacidade para processar 165 mil barris diários de petróleo. A unidade pernambucana processará 230 mil barris/dia. Já a segunda fase do Comperj, também com capacidade diária de 165 mil barris, deverá operar somente em 2018.

A Refinaria Premium I terá capacidade diária para 600 mil barris. O projeto também será implementado em duas fases, a primeira em 2014 e a segunda em 2016. Cada etapa terá capacidade para 300 mil barris diários de petróleo. A Refinaria Premium II terá apenas uma fase, com capacidade para 300 mil barris/dia e entrará em operação em 2017.



Tags: Gasolina, Petrobras, combustíveis, refinarias.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência