Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos e híbridos | 01/06/2011 | 22h28

Kassab quer carro elétrico em São Paulo até o final de 2012

Prefeito reforçou protocolo de intenções com Renault Nissan e Eletropaulo.

Giovanna Riato, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou nesta quarta-feira, 1º, um novo protocolo de intenções para a aquisição de uma frota de carros elétricos para a cidade. O compromisso foi firmado pela primeira vez no primeiro semestre do ano passado com a aliança Renault Nissan. Dessa vez, o acordo incluiu também a Eletropaulo, que fará um estudo sobre a rede de recarga necessária para que os veículos circulem na cidade.

O prefeito e os dirigentes das empresas envolvidas reuniram-se para assinar o documento durante o C40, reunião das 40 maiores cidades do mundo para buscar soluções para as mudanças climáticas. O Leaf, elétrico da Nissan, é o carro oficial do evento.

Kassab quer que uma frota de modelos zero emissão comece a circular em pouco tempo. “Gostaria de fazer isso ainda neste mandato (que termina em 2012)”, afirmou. A operação deve começar com cerca de 50 unidades, que serão utilizadas pela CET e também pelos secretários do município.

A Prefeitura destaca que o protocolo de intenções não traz nenhuma amarra comercial. “Assinamos com a Renault Nissan porque a empresa se interessou e produz carros elétricos em larga escala”, conta Marcelo Branco, secretário de Transportes.

Segundo ele, a cidade testou também o Mitsubishi i-Miev mas descartou o modelo desta primeira frota por considerá-lo muito compacto para a operação da CET. O grupo envolvido no acordo vai agora buscar soluções para resolver um dos grandes entraves à chegada dos elétricos: a infraestrutura. Além das partes envolvidas, a prefeitura conta também com uma parceria com o governo de Portugal, que enfrentou desafio semelhante recentemente.

Outra missão do grupo de trabalho é ampliar o acesso da cidade às novas tecnologias. “Vamos verificar o que há disponível, quanto custa, como desenvolver e implementar. Isso é muito importante”, explica Branco.

Renault Nissan

A alinça Renault Nissan investe no desenvolvimento de elétricos para ser pioneira no transporte zero emissão. Atualmente o portfólio da companhia tem dois carros com a tecnologia: Nissan Leaf e Renault Fluence. Até 2012, devem chegar ao mercado também os Renault Kangoo e Twizy e o Nissan Zoe.

“Estamos muito orgulhosos pelo acordo com a Prefeitura de São Paulo”, declarou Christian Meunier, presidente da Nissan. O compromisso foi o primeiro do tipo na América Latina. A montadora acredita que parcerias como esta são o primeiro passo para tornar o carro competitivo.

Apesar da iniciativa, o Leaf só deve ser comercializado no País em cerca de três anos, já que a legislação tributária para estes modelos ainda não foi definida. A montadora trouxe para o Brasil 10 unidades do veículo. Metade delas serão demonstradas e testadas por autoridades do governo e os outros cinco carros serão expostos para clientes em diversas cidades brasileiras. “Queremos que o consumidor seja o nosso embaixador”, espera Meunier.

Foto: prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assina protocolo de intenções com representantes da Renault, Nissan e Eletropaulo.



Tags: carro elétrico, Renault, Nissan, São Paulo, Prefeitura, Gilberto Kassab, Leaf, Marcelo Branco, Christian Meunier.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV