Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 28/05/2011 | 15h33

ZF automatiza caminhão Iveco Stralis NT Eurotronic

Transmissão automatizada do caminhão é novidade no mercado.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

O novo Stralis NT Eurotronic, lançamento mais recente da Iveco no País, é o primeiro veículo do gênero comercializado no mercado brasileiro equipado de fábrica com transmissão automatizada. O equipamento, a ZF AS-Tronic, de 16 marchas, oferece como opção o Intarder acoplado, item de segurança importante para controle da velocidade em declives.

Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, assinala que o fornecimento representa um marco histórico no Brasil e na região do Mercosul. “É uma parceria importante com a Iveco. Apesar de muito difundida na Europa, a transmissão automatizada ainda não equipava de fábrica caminhões nacionais. O Stralis NR Eurotronic incorporou tecnologias avançadas disponíveis no mercado mundial”, enfatiza Bricio.

A transmissão AS-Tronic promete padrões mais elevados de segurança e conforto para o motorista, além de redução no custo operacional do veículo. O Modo Econômico, desenvolvido especialmente para o caminhão produzido no Brasil, proporciona mudanças de marcha no momento ideal, com economia de combustível e redução na emissão de poluentes.

O desenvolvimento para a Iveco é fruto de uma parceria iniciada em 1997, com o relançamento da operação da montadora no Brasil. O projeto para aplicar a transmissão no Stralis NR Eurotronic envolveu trabalho conjunto das engenharias da montadora e da ZF, no Brasil e na Alemanha.

O Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com 70 mil colaboradores e 117 operações em 26 países, a empresa registrou vendas de 12,9 bilhões de euros em 2010.

Na América do Sul, a ZF possui unidades em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina). Com cerca de 5,4 mil colaboradores e vendas de R$ 1,94 bilhão, fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.

Automáticas

Em janeiro a ZF anunciou que será responsável por produzir as transmissões automáticas que equiparão 50 ônibus da Scania movidos a etanol. Os veículos integrarão a frota de transporte coletivo de São Paulo e rodarão na cidade a partir de maio deste ano.

A iniciativa é fruto de um acordo entre a montadora, a prefeitura da cidade, a Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar) e a Cosan, firmado em novembro do ano passado. O objetivo é atender às metas de redução da emissão de poluentes nos transportes do município.

Os ônibus utilizarão o chassi K 270 4x2 da Scania, com motor 9 litros que desenvolve 270 cavalos de potência. Os veículos serão abastecidos com uma mistura de etanol com 5% de aditivo promotor da ignição, que promete reduzir em até 90% as emissões de CO2.

A ZF fornecerá transmissões Ecomat de quatro e cinco marchas para os modelos. Foto: transmissão ZF AS-Tronic, de 16 marchas, utilizada no Stralis



Tags: Iveco, Stralis NT Eurotronic, transmissão, ZF, AS-Tronic.

Comentários

  • Rodrigo Pagno

    Eu Rodrigo trabalho com um caminhão iveco stralis eurotronic, gostaria de saber se durante a condução posso largar o caminhão em neutro.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência